Com a liberação do Governo de Pernambuco e seguindo os protocolos sanitários, o Departamento de Canoagem voltou aos treinamentos no Cabanga. O retorno das atividades contou com quatro sócios que representam o clube: Clivia Murinelli, Guilherme Costa, Josimar Parahyba e Luís Paulo Monteiro. A equipe treina às terças, quintas e sábados sempre às 5h.

Com a retomada dos trabalhos, os atletas do Cabanga aguardam a definição do calendário de competições. O Campeonato Mundial, que seria disputado em Portugal, foi cancelado. Porém, há a expectativa da confirmação de torneios no Brasil ainda em 2020, a depender da pandemia do novo coronavírus.

“Estamos no aguardo da confirmação da MolokaBra, no Ceará, que deve ser realizada nos dias 1, 2 e 3 de outubro. No primeiro dia serão 12 km de prova, no segundo serão 18 km e no último serão 30 km de prova. Até 31 de julho haverá a oficialização se esta competição acontecerá mesmo em 2020 e estamos no aguardo”, explicou a atleta Clivia Murinelli.

O Departamento de Canoagem do Cabanga tem apenas três anos, mas já acumula conquistas. Com Clivia Murinelli, o clube foi vice-campeão Pan-Americano de Canoagem Oceânica, vice-campeão feminino do Desafio de Canoagem Salvador-Morro de São Paulo em 2018 e 2020, e venceu a 1ª Copa Argentina de Surfski, nas categorias Ss e Geral, no no Rio Luján Tigre, em Buenos Aires.

Já com Guilherme Rodrigues foi vice-campeão do Aloha Spirit, em Salvador, em 2017, terceiro no Desafio de Canoagem Salvador – Morro de São Paulo, terceiro no Desafio dos Faróis (Farol de Itapuã-Farol da Barra), em 2018, e décimo lugar no Pan-Americano de canoagem Oceânica, em 2019.

PROTOCOLO
Vale destacar que todos os atletas do clube passam pela aferição da temperatura na entrada do clube e por um rígido protocolo de higienização dos equipamentos e das mãos e também usam máscaras. Para evitar o contato com outras pessoas nas dependências do clube, outra estratégia adotada pelos atletas da canoagem é ir para água assim que finalizam a preparação dos barcos e o aquecimento físico.