O Departamento de Remo e Canoagem do Cabanga, comandado por Laureano Filho, promoveu, no último sábado (18), durante a 2ª Regata Recife/Angra da Ilha, uma apresentação de canoa havaiana. O passeio, da Marina Angra da Ilha até a Coroa do Avião, cerca de 12 quilômetros, contou com o apoio da canoísta do Cabanga, Clívia Murinelli, e do também canoísta da Paraíba, Alex Garcia.

O paraibano possui larga experiência no esporte, graças ao período que passou morando no Canadá. Foi na América do Norte que o canoísta desenvolveu suas técnicas e adquiriu a experiência necessária para difundir o esporte no Nordeste.

“Passei cinco anos no Canadá, sendo instrutor por lá. Hoje tenho um clube em João Pessoa e temos como objetivo transforma-lo em um polo difusor. Hoje percorremos mais de 10 quilômetros”, explicou.

Para Clívia, a competição pode ser considerada um marco para o esporte em Pernambuco. “Talvez este sábado tenha sido muito importante para o futuro da Canoa Havaiana do Cabanga”, analisou.

Quem experimentou a modalidade pela primeira vez foi o sócio e velejador Luís Paulo Monteiro. O pernambucano já velejou de optimist, oceano e laser entre outras classes. A primeira impressão foi a melhor possível. “Gostei muito e espero poder velejar mais vezes”, finalizou Luís Paulo. A competição foi considerada um marco para a introdução do esporte em Pernambuco.