O Cabanga Iate Clube de Pernambuco sediará a Copa da Juventude de 2017, considerada a maior competição de Vela Jovem do Brasil. O torneio é seletiva para o Mundial da Juventude. A previsão do atual comodoro do Cabanga, Jaime Monteiro Jr., é realizar o evento entre os dias 9 e 16 de abril na sub-sede em Maria Farinha, Litoral Norte de Pernambuco.

“O investimento na Vela Jovem é um dos grandes pilares do Cabanga. Nosso objetivo é incentivar a participação de um número recorde de jovens velejadores do nosso clube na Copa da Juventude”, comentou Jaime Monteiro Jr, destacando o ano vitorioso da vela do Cabanga em 2016. “Tivemos o campeão brasileiro geral de Optimist, Tiago Monteiro; a campeã brasileira feminino, Marina da Fonte; a dupla campeã do Brasileiro de Dingue, Leonardo Almeida e Miguel Andrade. Sem contar com o excelente desempenho da Flotilha de Optimist na Semana de Vela de Bueno Aires e das embarcações na classe Oceano com Patoruzu e Jahú 2 chegando na segunda posição das duas últimas edições da Refeno”, destacou o comodoro.

A realização da Copa da Juventude vem em um excelente momento para o Cabanga, que hoje possui um número grande de velejadores que estão deixando o Optimist por conta da idade. “Vários atletas nosso estão estourando idade do Optimist (até 15 anos) e migrando para as classes da Vela Jovem. Realizar uma competição desse porte em casa é um incentivo para essa garotada e projetará o Cabanga para o cenário nacional da vela jovem”, destacou o treinador de vela do Cabanga, Edival Júnior.

“A flotilha da Vela Jovem do Cabanga, seguindo os passos da flotilha de Optmist, começa a despontar no cenário nacional. Apesar da tímida participação na competição deste ano, realizada no Rio de Janeiro, nossos três representantes – Helena Granja, Marina Hutzler e Vinicius Gondin – marcaram oficialmente o início de uma grande flotilha que se forma. Mais de 15 atletas estão em preparação para reapresentar o Clube na Copa da Juventude do próximo ano. A comodoria do Cabanga segue investindo pesado na compra de barcos e na disponibilização de técnicos qualificados para oferecer o suporte necessário à formação desses atletas”, disse Rosana Gondin, capitã da Flotilha de Vela Jovem do Cabanga.

A Copa da Juventude reúne velejadores brasileiros abaixo de 19 anos nas classes Laser Radial; 420; RS:X; 29er e Hobie Cat 16. Os vencedores em cada classe na Copa da Juventude formam a Equipe Brasileira de Vela Jovem que irá representar o país no Mundial da Juventude. 

EXPERIÊNCIAS
Além da competição dentro da água, a Copa da Juventude tem como objetivo a realização de uma verdadeira imersão no mundo da vela. Ao longo de toda competição, nomes importantes da vela nacional ministram clínicas e palestras para os jovens velejadores. O evento no Rio de Janeiro contou com a participação do medalhista olímpico, Robert Scheidt;  e da dupla Martine Grael e Kahena Kunze, campeãs olímpicas nos Jogos Rio 2016 na classe 49erFX.