Durante os próximos quatro dias o Cabanga Iate Clube de Pernambuco de Maria Farinha abrirá às portas para a classe Dingue e Optimist. A partir desta sexta-feira (30 de outubro) até a segunda-feira (2 de novembro), o Cabanga sediará o 30º Campeonato Brasileiro da Classe Dingue e o 42º Campeonato Norte/Nordeste de Optimist. Mais de 200 velejadores do Brasil estarão reunidos na disputa das duas competições.

Na classe Dingue, a expectativa é a participação de 45 a 50 barcos no Brasileiro. Serão em torno de 15 barcos de Pernambuco, sendo a maioria (oito) do Cabanga Iate Clube de Pernambuco e o restante do Iate Clube de Itamaracá, Marina do Pontal e Clube Sargento Wolff. As atuais campeãs brasileiras – geral e feminino – Julia Correia e Cartiane Martins já estão confirmadas na competição deste ano. O último evento deste porte na classe Dingue realizado em Pernambuco aconteceu em 2004, ou seja, há mais de dez anos.

O Brasileiro de Dingue será disputado em oito categorias: Estreante, Juvenil (até 16 anos), Feminina, Sênior (17 a 44 anos), Master (45 a 55 anos), Grand Master (acima de 56 anos), Dupla-mista e a Categoria 1.5 (tripulação com mais de 150 quilos). O Campeonato será disputado em seis regatas.

O Dingue, como classe multiproposital (escola e competição), tem o condão de atrair diversos tipos de velejadores, dos que se dedicam exclusivamente a competições aos que preferem passeios e cruzeiros. Um campeonato desse porte traz a atenção do público em geral para essas características do veleiro, além de reforçar os laços entre clubes e proporcionar uma maior integração técnica, com o compartilhamento de experiências. Dessa forma, espera-se atrair a atenção de outros velejadores e leigos para a versatilidade e competitividade do barco.

OPTIMIST
Apesar de ser uma competição regional, o 42º Campeonato Norte Nordeste de Optimist receberá velejadores de todo Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Estão sendo aguardado mais de 50 barcos. Desse total, 20 serão pernambucanos, sendo 14 veteranos e seis estreantes.

De acordo com o coordenador de vela do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Edival Júnior, a Flotilha do Cabanga está pronta para a disputa. “Vários dos nossos atletas estão com possibilidade de fazerem um bom campeonato. No veterano, os destaques são Tiago Monteiro, Tiago Soares, Marina Hutzler, Marina da Fonte, Vinicius Oliveira e Letícia Lira, que na última etapa do Pernambucano de Optimist se destaco”, detalhou o treinador de vela.

As chances do Cabanga também se estendem para a categoria estreante – velejadores que nunca disputaram uma competição oficial. “Teremos Antônio Roma, Cecília Farias, Guilherme Araújo, Anita Zirpoli, Manoel Carvalho e Pedro Onias com chances reais de brigar pelo título”, complementou Edival Júnior. O regional de Optimist será disputado em nove regatas. Além de Pernambuco, destacam-se as flotilhas da Bahia, Ceará e Alagoas.

CLÍNICA CBVela
Durante os quatro dias, a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) em parceria com o Cabanga Iate Clube de Pernambuco e o Comitê Organizador Rio 2016, realizará uma Clinica de Gerenciamento de Regata. A Clínica faz parte do Programa de Formação e Desenvolvimento de Oficiais Técnicos Nacionais (NTOs), visando à formação e capacitação de oficiais de regata para atuação nos principais eventos esportivos do país, especialmente nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

A organização vai aproveitar a realização do Campeonato Brasileiro de Dingue e do Campeonato Norte Nordeste de Optimist para ministrar a Clínica com aulas teóricas e práticas. O programa, que será ministrado pelos instrutores Cláudio Buckup e Daniel Fontana, também tem o objetivo de deixar um grande legado de formação e capacitação de oficiais de regata para a Vela Brasileira.