A 31ª edição da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (refeno) contará, mais uma vez, com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A parceria foi renovada durante uma visita do novo chefe do ICMBio em Fernando de Noronha, João Rocha, ao Cabanga na última quarta-feira (4) para alinhar os detalhes da Refeno 2019.

Entre os itens acertados na parceria, teve a ampliação, mais 15 veleiros poderão confirmar as suas vagas na competição com o número máximo passando de 100 para 115 veleiros. Além disso, será permitido o uso controlado das praias de APA e a pesca oceânica durante edição 2019.

Na reunião com o staff da Refeno, João Rocha colocou o ICMBio à disposição para atender os pleitos do Cabanga para este ano. E espera, também, contribuir com as ações que serão realizadas durante a programação da regata.

“Neste ano, vim reforçar que, além das legislações de praxe, esperamos divulgar as boas ações da Refeno de forma efetiva. Poucas pessoas sabem os trabalhos que são feitos pela regata. Sou morador de Fernando de Noronha, tenho 38 anos de Ilha e conheço as atividades da Refeno no ponto de vista social, sempre junto da creche e da escola. Portanto, precisamos mostrar que o evento deixa muitas ações no Arquipélago e com o olhar mais carinhoso com a comunidade local”, ressaltou o chefe do ICMBio.

Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga

O nome de João Rocha como chefe do ICMBio em Fernando de Noronha foi muito bem recebido por todos que fazem a Refeno. Portanto, a partir de agora, a parceria tende a ser ainda mais exitosa na realização de toda a programação da 31ª Refeno.

“O Cabanga e toda a equipe de coordenação da Refeno recebe com muita satisfação o nome de João Rocha como chefe do ICMBio em Fernando de Noronha. Além de ser nascido em Noronha, ele tem formação sólida em Arquitetura e Urbanismo. É capacitado e também conhecedor das questões sociais locais e dos projetos sociais da Refeno. Por tudo isso, ele será um elo importante entre a Refeno e a população local de Noronha, aproximando cada vez mais os competidores da realidade da Ilha, proporcionando, assim, uma experiência de uso do Arquipélago mais efetiva sem causar nenhum dado ambiental ao local. Acreditamos que a parceria entre Refeno e ICMBio, que já é longa e efetiva, será ainda melhor neste ano.“ Afirmou o Contra-Comodoro do Cabanga, Paulo Collier de Mendonça

ANIVERSÁRIO DO PARQUE
João Rocha aproveitou o encontro para dar detalhes sobre as comemorações do aniversário do Parque Nacional Marinho, que assim como a Refeno também completa 31 anos em 2019. As festividades já começaram e terão sequência durante o mês de setembro com a inclusão do povo de Noronha na programação.

“A comemoração terá várias atrações e já começou com atividades na escola. Pretendemos realizar também ações com o intuito de devolver o Parque Nacional Marinho à comunidade dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) para que o morador saiba que não existe divisão física entre as duas unidades. Os moradores vivem os dois ambientes e protege ambos. Então, queremos de volver isso. A programação será mais voltada para a educação ambiental, queremos ocupar algumas praças, como a Flamboyant, com o apoio da comunidade, dos empresários e da administração estadual”, concluiu João Rocha.