O Cabanga Iate Clube de Pernambuco disponibilizou sua estrutura para receber uma expedição francesa que realiza, em um catamarã, o Projeto Nomades des Mers.
A expedição, que conta com a participação de quatro pesquisadores e uma equipe de TV, tem o objetivo de descobrir, compartilhar e propagar as invenções de lowtech – que são baseadas em ideias acessíveis e criativas realizadas a partir de conhecimentos locais.
A embarcação percorre vários países do mundo. A ideia de atracar no Brasil e especificamente em Pernambuco tem o objetivo de conhecer as atividades desenvolvidas pela ONG Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), localizada em Glória de Goitá, Zona da Mata Norte e em Ibirim, Sertão do Moxotó.
O catamarã funciona como uma espécie de laboratório móvel e, por onde passam, os pesquisadores se apropriam de uma invenção local e ensinam a produzir outra, de outro país. Dessa forma, as tecnologias vão somando no ambiente da embarcação. A ideia principal é reunir tudo que existe de alternativo ao redor do mundo e difundir essas ideias.
A previsão é que os franceses fiquem por três semanas no Serta, para que possam aprender sobre o uso das tecnologias e depois voltem para o catamarã. Após a finalização de todo o trabalho, uma equipe de televisão francesa voltará ao Brasil para realizar um programa sobre a construção do protótipo embarcado. Depois de Recife, os pesquisadores desembarcarão no Rio de Janeiro.