Fotos: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga

O Cabanga Iate Clube de Pernambuco promoveu, na última quarta e quinta-feira (5), o primeiro Workshop de Remo. O evento contou com a palestra do técnico Júlio Soares, mestre em Ciência do Desporto (Unicamp), treinador da campeã mundial Fabiana Beltrame e head coach da Seleção Brasileira de Remo no último ciclo olímpico.

No primeiro dia, à noite, o workshop iniciou com uma palestra sobre a preparação e a formação das equipes no Remos, e o processo de seleção de atletas. No dia seguinte, logo pela manhã, os inscritos participaram de uma clínica na água e à noite de uma nova palestra sobre a modalidade.

Esta foi apenas a primeira ação em busca do desenvolvimento da modalidade no clube. De acordo com o diretor de Remo do Cabanga, Sóstenes Rodrigues, o aprendizado no workshop contribuirá para a evolução dos atletas.

“O objetivo foi ter o acesso à experiência de Júlio Soares. Ouvir o relato dessa vivência no esporte, saber como funciona a relação do atleta com o clube, a questão dos dirigentes. E começar a pensar de abrir outras frentes do Remo no Cabanga futuramente. A clínica também serviu para que os atletas pegassem dicas sobre regulagens no barco, técnicas de largada, de como ter uma remada melhor. De forma geral, foi um excelente evento que oxigenou o nosso conhecimento. Trouxe novas ideias para dar longevidade ao nosso projeto”, ressaltou.

Principal atração do workshop, o técnico Júlio Soares enalteceu o projeto do Cabanga em investir na modalidade através do aprendizado teórico e prático. Com a sua experiência internacional, o treinador confia no potencial do clube em se fortalecer no Remo.

“Foi uma troca de informação interessante e o workshop foi importante para o clube ter parâmetros para levar esse projeto, que está em andamento, à frente e possibilitar a consolidação do Remo. Pudemos abordar, de forma ampla, a maneira de se preparar desportivamente, ter uma organização estrutural e de material, e a preparação do ambiente da competição. Tudo para fortalecer a modalidade no Cabanga e o associado ter mais um atrativo. Espero que no futuro o clube consiga grandes resultados e forme atletas também no Remo”, concluiu.