A convite do secretário de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente e presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, o Cabanga marcou presença no 1º Workshop Nacional de Programa de Revitalização do Ecoturismo Náutico Brasileiro. Nosso clube foi representado pelo Diretor de Pesca, Jerreneri Vital Ferreira, no evento realizado na última quinta-feira (16), no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília.

A abertura foi com a exibição de um vídeo do presidente da República, Jair Bolsonaro, saudando os participantes do workshop e ressaltando a importância do turismo náutico. Na sequência, o evento seguiu com o objetivo dos segmentos interessados no ecoturismo náutico diagnosticar e desenvolver estratégias para vencer os desafios do setor. Além de melhorar os serviços e estruturas náuticas no Brasil.

Representando o Cabanga, o diretor de Pesca, Jerreneri Vital, mostrou aos presentes a necessidade de ampliação do incentivo à pesca esportiva amadora, o mergulho contemplativo e a caça submarina. Assim como a importância da desburocratização, incentivo e ampliação dos iates clubes e marinas para que se tenha suporte às novas embarcações para as práticas das modalidades.

Ainda em sua fala, o diretor do Cabanga destacou o plano de drenagem dos canais, barras e bacias para facilitar a navegação, além da importância das marinas e clubes ao meio ambiente ao promoverem impacto positivo na reprodução dos peixes e a manutenção do equilíbrio dos rios, canais e estuários. Foi registrado, também, a relevância da ampliação do Porto de Fernando de Noronha.

Cleidson Nunes, sócio do nosso clube e representante do Fórum Público Nacional de Simplificação e Modernização no Controles das Embarcações de Recreio em Tráfego Internacional no Brasil, também apresentou o seu ponto de vista no evento. Membro do Grupo Velejar, Cleidson Nunes falou sobre a importância de integrar o Brasil na rota das circunavegações do mercado mundial do ecoturismo e pegar o exemplo de outros países com a facilitação do acesso e permanência dos velejadores e suas embarcações, da desoneração das importações de embarcações novas, usadas e dos acessórios.

Ainda foi mostrado ao secretário do Ecoturismo Náutico e presidente da Embratur, Marcos Ferrari, também membro do Grupo Velejar, a sugestão de criação de uma estrutura náutica nacional. Com uma base de apoio, utilizando estruturas existentes em iates clubes, marinas, píer público, colônia de pescadores e comunidades litorâneas, para prover facilidades aos navegadores e turistas em geral como apoio para atracação e amarras para embarcações, local de desembarque e serviços turísticos. Assim como também vendas de produtos das comunidades, artesanato, estruturação de trilhas, passeios ecológicos, comidas típicas, entre outros.

Participaram do evento o secretário de Ecoturismo, Gilson Machado, o secretário especial de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif, o deputado federal e vice-presidente da Comissão de Turismo da Câmara Federal, Leur Lomanto Jr, e a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça. Órgãos públicos federais, estaduais e municipais e empreendedores do setor do ecoturismo náutico nacional também foram representados.

Ao final, o secretário Gilson Machado agradeceu a presença de todos e destacou que o turismo náutico ajuda no desenvolvimento e na qualidade de vida de pequenas cidades. Além de estimular o esporte, a cultura local e incentiva as pessoas a preservarem a natureza. “A preservação, aliás, sempre será a nossa prioridade”, pontuou.