Referência no setor náutico do Brasil, o Cabanga Iate Clube de Pernambuco obteve, nesta quinta-feira (18/07), as recomendações ISO 9001 e ISO 14001 para o seu sistema de gestão/qualidade e do meio ambiente, respectivamente. Com o reconhecimento, o Cabanga se tornou o primeiro clube náutico do Brasil a obter as duas recomendações.

Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga

Apesar de não serem obrigatórias, obter essas duas recomendações confirma que temos um sistema de gestão de qualidade com transparência e de gestão ambiental funcional que impacta positivamente na rotina de todos que convivem em nosso clube, fatores determinantes para a recomendação, sendo apontado no relatório final como um dos pontos fortes do clube. “A iniciativa desta Comodoria tem como objetivo mostrar a consonância com a nossa missão, que é proporcionar ao associado plena satisfação no uso do clube, disseminando alegria através do lazer, esporte e bem-estar”, frisou o Comodoro.

“O procedimento até a recomendação, foi iniciado em fevereiro e envolveu diversos estágios até a conclusão, ou seja, 07(sete) meses de intenso preparativo. Obter a recomendação ISO 9001 e 14001 avaliza nossa referência na qualidade, gestão, transparência, segurança e preservação do meio ambiente”, comemorou o Comodoro Delmiro Gouveia.

A última etapa até a recomendação contou com a avaliação da auditora líder, Maurilen Zimenez, da Fundação Carlos Alberto Vanzonlini, empresa certificadora sediada em São Paulo, que visitou o Cabanga nesses últimos dias. “Viemos para analisar todo o conjunto administrativo e ambiental do clube, para ao final propor ou não as recomendações e em consequência as certificações. Esta fase é composta por duas etapas: a primeira foi observar a adequação de toda a documentação, enquanto a segunda foi evidenciar in loco o que avaliamos na documentação”, explicou Maurilen Zimenez. O processo de auditoria até a certificação foi realizada pela empresa WConsult.

Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabana

Ao final, com a leitura do relatório de recomendação de ambas as Certificações, a Comodoria agradeceu o esforço em conjunto de todos os colaboradores do clube, objetivo maior de obtenção das mesmas, afirmando que o ali realizado reverberará de forma positiva administrativamente, dando um padrão de modelo internacional de gestão, a ser seguido por todos.

Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga