O comodoro do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Jaime Monteiro Jr., classificou como bastante positivo o último final de semana do clube. Três grandes competições náuticas foram realizadas pelo clube – II Torneio de Pesca Oceânica – Recife a Bordo; Circuito Recifense de Veleiros de Oceano; e o Campeonato Pernambucano de Optimist. Quase 300 participantes estiveram envolvidos nas três atividades realizadas no sábado (17) e domingo (18).

“No torneio de pesca, observou-se a interação de diversos grupos de interesse que frequentam o clube se congraçando com os integrantes da pesca. Todos os segmentos do clube – lazer, tênis e vela – estavam envolvidos no II Torneio de Pesca Oceânica, com a chegada do pescado e com a premiação. Essa interação é um legado inédito”, comentou o comodoro do Cabanga, Jaime Monteiro Jr.

Após quase 12 horas de pescaria, a embarcação Alegria, do comandante Sérgio Xavier Neto, conquistou o primeiro lugar geral do II Torneio de Pesca Oceânica – Recife a Bordo, com 668,80 pontos, o equivalente a 68,7 quilos de pescados. A segunda colocação geral ficou com a embarcação Calaguia, comandada por Clóvis Martins Peixoto, que somou 626 pontos, 66,6 quilos de peixes. A embarcação de Dilamar Dallaenol, JJ5, completou o pódio e terminou em terceiro. O barco pescou 55,9 quilos e somou 547,4 pontos.

“No domingo, como fechamento do Circuito Recife de Vela Oceânica (CRVO), a mensagem que ficou, por orientação da nossa sócia Verônica Azevedo, foi a necessidade de prevenção e autoexame contra o câncer de mama. Isso mostra que o esporte gera conteúdo e agrega valor para o coletivo Cabanga”,

Dez veleiros correram as três regatas programadas para o CRVO. Na classe RGS B, o título geral ficou com a embarcação Xef, do comandante Luis Paulo Monteiro; o Girosplit, comandado por Newton Carvalho Filho, venceu na RGS A; e o Centauro, de Álvaro da Fonte, na Mocra.

Durante a premiação, o capitão da Flotilha Recifense de Veleiros de Oceano (Frevo), Álvaro da Fonte, concedeu à embarcação KakaMauMau o Troféu Vladmir Derov. A honraria foi uma forma de parabenizar a atitude da tripulação comandada por Roberto Meira Lins (Tobeto) durante a Refeno 2015. O veleiro prestou apoio à embarcação Ciranda,  que teve seu mastro quebrado em três partes a 80 milhas do Arquipélago de Fernando de Noronha. Vladmir Derov é o nome do comandante da embarcação de bandeira liberiana que resgatou em 2014 os tripulantes do veleiro Nativo, após capotar em alto mar nas proximidades de Cabedelo, João Pessoa/PB.

OPTIMIST
A final de semana também foi bastante agitado na sub-sede do Cabanga em Maria Farinha. A Flotilha de Optimist do Cabanga Iate Clube de Pernambuco disputou o seu último teste antes da disputa da 42ª edição do Campeonato Norte-Nordeste de Optimist, que será realizado entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, no Cabanga de Maria Farinha. Após mais seis regatas disputadas, o velejador Tiago Monteiro segue na liderança da Estadual com 12 pontos perdidos (PPs). Marina Hutzler se manteve na segunda colocação com 23 PPs e Tiago Soares na terceira com 33 PPs.