O Cabanga já está pronto para mais um desafio na vela nacional. A partir da próxima terça-feira (3), seis atletas do nosso clube iniciam a disputa da Seletiva de Optimist, em Florianópolis/SC, que segue até o sábado (7). Representarão Pernambuco os velejadores Antônio da Fonte, João Cardoso, Júlio César Avellar, Miguel Andrade, Milena Araújo e Valentina Guimarães.

A competição reunirá 80 atletas de até 15 anos de todo o Brasil buscando as vagas para as competições internacionais da classe em 2020. São cinco lugares para o Campeonato Mundial, marcado para 1 a 11 de julho, na Itália; quatro vagas para o Campeonato Europeu, entre 22 e 29 de junho, na Estônia; e vinte vagas para o Campeonato Norte-Americano, de 11 e 18 de outubro, no México.

No total, estão programadas até 12 regatas para os veteranos e oito para os estreantes. E a premiação, no sábado (7), contemplará do 1º ao 10º geral, do 1º ao 5º estreantes, e do 1º ao 3º mirim, infantil e juvenil (masculino, feminino, veteranos e estreantes).

Classificação para as competições internacionais
A classificação para as competições internacionais será feita com a soma do Campeonato Brasileiro de Optimist, realizado em Porto Alegre, em janeiro, e a Seletiva de Optimist. Cada velejador pode descartar um resultado de cada campeonato e os melhores colocados representarão o Brasil no Mundial, Europeu e Norte-Americano da classe.