O Cabanga Iate Clube de Pernambuco vai disputar a Copa Brasil de Vela de Praia 2022. A competição nacional acontece em Fortaleza/CE, capital cearense, com a estreia das regatas nesta sexta-feira (19/08) e término no próximo domingo (21/08), no Iate Clube de Fortaleza. Organizado pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e Federação de Vela e Motor do Estado do Ceará (FVMEC), além do apoio do Iate Clube de Fortaleza e da Capitania dos Portos do Ceará, o torneio movimenta as seguintes Classes: Fórmula Kite (Foil e Tubular), Windsurf Foil (masculino/feminino), Wingfoil (masculino/feminino), Hobie Cat 16, Ilca e Dingue.

O nosso Clube entra na água nas Classes Dingue, HC 16 e Ilca 6, com nove regatas programadas por Classe. Rafael Chiara/Marcelo Chiara (Senior), Leonardo Almeida/Beatriz Raposo (Misto) e Luciana Raposo/Danielle Cunha (Feminino) representam no Dingue. No Hobie Cat 16, Guilherme Araújo (pai)/Nichole (Ceará) e Guilherme Araújo ( filho )/Milena Araújo. O velejador Francisco Andrade disputa ILCA 6 (Laser).

Flotilha do Cabanga da Classe Dingue

Com mais de 60 velejadores participantes, a cerimônia de abertura da Copa Brasil de Vela de Praia foi realizada na última quinta-feira (18/08), no Iate Clube de Fortaleza. Ainda na quinta, os velejadores realizam uma regata treino para adaptação. A competição chega a sua 2ª edição. A estreia do torneio foi em 2021, com a presença 60 barcos também na capital cearense.

A organização da competição espera regatas com ventos de 15 a 20 nós nos primeiros dias de provas. A cidade nordestina geralmente tem condições favoráveis para a prática da vela em praticamente todos os meses do ano. O torneio deste ano repete a ideia de 2021, mantendo o foco nas novas categorias olímpicas para Paris 2024.