Com quatro representantes, o Cabanga inicia na próxima segunda-feira (18) a disputa do Campeonato Brasil Centro – Seletiva de Optimist 2019. A competição será realizada no Iate Clube do Espírito Santo, em Vitória, até o dia 23 de fevereiro, com a participação dos velejadores Antônio da Fonte, Júlio César Avellar, Miguel Andrade e Valentina Guimarães. Pernambuco também contará com João Pedro Cardoso, do Iate Clube de Itamaracá.

O Campeonato Brasil Centro, somando ao resultado do Campeonato Brasileiro, realizado em janeiro, classifica os velejadores para as principais competições internacionais de Optimist. De acordo com a classificação, os melhores colocados garantem vagas, em sequência, para o Campeonato Mundial, na Antígua, de 6 a 16 de julho, para o Campeonato Europeu, na França, de 22 a 29 de junho, e para o Norte-Americano, nas Bahamas, de 27 de setembro a 4 de outubro.

No total, estão previstas a realização de 12 regatas, com no máximo três por dia para os veteranos, categoria em que estão os velejadores do Cabanga. Já para os estreantes serão oito disputas, com no máximo duas por dia. A premiação será no dia 23 de fevereiro e contemplará do 1º ao 10º colocado geral dos veteranos, do 1º ao 5º estreantes, além do 1º ao 3º do Mirim, Infantil e Juvenil divididos por masculino, feminino, veteranos e estreantes.

Em 2018, o Cabanga classificou quatro velejadores para as competições internacionais através do Brasil Centro de Optimist. O melhor colocado foi Roberto Cardoso, que garantiu um lugar no Europeu. Enquanto Marcelo Souza, Júlia Ollivier e Antônio da Fonte disputaram o Campeonato Norte Americano, além do técnico do clube Edival Júnior como o comandante da seleção brasileira.