O Cabanga, através do comodoro Altair Júnior, disponibilizou a sua estrutura para a passagem do barco Banque Populaire, do velejador francês Armel Le Cléac’h, pelo Recife. A embarcação fez uma parada estratégica na capital pernambucana durante a regata Arkea Ultim Challenge. A parceria foi firmada através da Federação Pernambucana de Vela, presidida por Yannick Ollivier.

O veleiro ficou atracado na Marina Recife, entre segunda e terça-feira (16/01). E o Cabanga cedeu equipamentos e alguns marinheiros para acompanhar, full time, o veleiro francês em toda a sua estadia aqui na capital pernambucana. Foram três barcos (Boto, Pampo, Xaréu) e um inflável, sete bóias. Além disso, cinco marinheiros ficaram à disposição da equipe, todos comandados pelo Gerente de Garagem, Almyr Alcantara.

“Fiquei feliz com o apoio da comunidade da vela do Recife. Estamos acostumados a realizar paradas estratégicas, mas ficamos surpreendidos com o acolhimento. Não sabíamos que Recife tinha toda essa estrutura. Quem sabe um dia não podemos voltar para participar de uma regata aqui”, afirmou o velejador Armel Le Cléac’h.

Ao final da passagem, o staff do veleiro foi ao Cabanga, juntamente com Yannick, agradecer pela ajuda com a estrutura. Eles foram recebidos pelo comodoro Altair Júnior, que aproveitou o momento para fazer um convite especial: “Aproveitei para convidá-los para participar da 35ª Refeno, a maior regata oceânica da América Latina”, disse.

REGATA
A regata Arkea Ultim Challenge é de volta ao mundo em solitário, sem escala e com previsão de ser concluída em até 50 dias. A partida foi no dia 7 de janeiro, no porto de Brest, na França, com seis embarcações.

Todos os velejadores são franceses a bordo de barcos de 32 metros de comprimento e 22 metros de largura. Por isso, são conhecidos como “Gigantes dos Mares”.

A chegada será no mesmo local de partida e a tendência é de que aconteça nos primeiros dias de março. Os velejadores são obrigados a contornar as três principais pontas do Hemisfério Sul: Cabo da Boa Esperança, na África do Sul; Cabo Leeuwin, na Austrália; e Cabo Horn, no extremo sul da América do Sul.