O Cabanga Iate Clube de Pernambuco fez história no 48º Campeonato Norte/Nordeste de Optimist finalizado neste domingo (01º/11) em Maria Farinha. Nosso clube dominou a competição de ponta a ponta e levou o título regional masculino (Júlio César Avellar), feminino (Valentina Roma) e estreante (Bárbara Dubeux). Ao todo, o torneio regional reuniu 53 velejadores de Pernambuco, Bahia, Paraíba, Distrito Federal.

O título geral da competição, envolvendo atletas de todo Brasil, ficou com Henrique Diniz, do Yacht Clube de Santo Amaro/SP, que levou um troféu confeccionado pelo artista plástico Alex Monte.

Súmula Veterano
Súmula Estreante

Na disputa regional, nosso velejador Júlio Cesar Avellar venceu três das nove regatas realizadas e foi campeão com um excelente desempenho, sempre figurando entre os oito primeiros. A segunda colocação ficou com Miguel Andrade, também do Time Cabanga, que disputou o título até o final, ganhou quatro provas, mas não teve a mesma regularidade do concorrente.

No feminino a hegemonia e o lugar mais alto do pódio é nosso, com Valentina Guimarães. A pernambucana ficou na frente entre as meninas desde o início da competição, na última sexta-feira (30/10) e levou o bicampeonato da competição.

Como tradição, o campeão do N.NE geral leva para casa o Troféu Rotativo Tiago Monteiro. O nome que batiza a insígnia é do velejador do Cabanga que venceu essa mesma competição por quatro anos consecutivos – 2013, 2014, 2015 e 2016. Entre as mulheres, o Troféu Margarida Matheus de Lima, em homenagem a primeira capitã de flotilha de Optimist de Pernambuco, permanecerá com Valentina Roma, que venceu pelo segundo ano seguido.

ESTREANTES
Na categoria estreantes, o Cabanga também fez a festa. Bárbara Dubeux, após seis regatas realizadas, foi a campeã. O segundo lugar ficou com Guilherme Costa, do Yatch Clube da Bahia (YCB). Já Maria Júlia, também do YCB, ficou com a terceira colocação da competição regional.

Confira abaixo a classificação final do Norte/Nordeste de Optimist:

PREMIAÇÃO

VETERANO

Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga

CLASSIFICAÇÃO GERAL
1º – HENRIQUE DINIZ LOWY (YCSA)
2º – JULIO CESAR AVELLAR (CABANGA)
3º – MIGUEL ANDRADE(CABANGA)
4º – VALENTINA ROMA (CABANGA)
5º – LUCAS ARAUJO (CABANGA)
6º – JOAO PEDRO (ICI)
7º – RENATO GOMES (ICB)
8º – MILENA ARAUJO (CABANGA)
9º – THEO SARTOR (YCSA)
10º – THOMAS FERREIRA (YCSA)

MIRIM
CATARINA GONDIM (CABANGA)

INFANTIL
LUCAS ARAÚJO (CABANGA)

JUVENIL
HENRIQUE DINIZ LOWY (YCSA)

FEMININO GERAL
VALENTINA ROMA (CABANGA)

INFANTIL FEMININO
VALENTINA ROMA (CABANGA)

JUVENIL FEMININO
CATARINA ROBATO (YATCH CLUBE DA BAHIA)

ESTREANTE

CLASSIFICAÇÃO GERAL
1º – BÁRBARA DUBEUX (CABANGA)
2º – GUILHERME COSTA (YATCH CLUBE DA BAHIA)
3º – MARIA JULIA (YATCH CLUBE DA BAHIA)
4º – JULIANO SUARES (YATCH CLUBE DA BAHIA)
5º – SOPHIA CHEDIAK (YATCH CLUBE DA BAHIA)
6º – JULIA BORGES (YATCH CLUBE DA BAHIA)
7º – CARLOS HENRIQUE (YATCH CLUBE DA BAHIA)
8º – MAGNO MACARIO (YATCH CLUBE DA BAHIA)

MIRIM
MAGNO MACARIO (YATCH CLUBE DA BAHIA)

INFANTIL
GUILHERME COSTA (YATCH CLUBE DA BAHIA)

JUVENIL E SUPERAÇÃO
LUCAS ALMEIDA (CABANGA)

FEMININO
BÁRBARA DUBEUX (CABANGA)