A Equipe 01 de Santa Catarina conquistou, no último domingo (19/12), na raia de Maria Farinha, Litoral Norte de Pernambuco, o Brasil Open de Optimist por Equipe. Comandada por Xandi Paradeda, a flotilha catarinense venceu, na grande final, o time 01 de Pernambuco.

Clique aqui e acesse a galeria de imagens da competição por equipes

Seis combinados disputaram a competição por equipes – Pernambuco 01, 02 e 03 (Cabanga Iate Clube de Pernambuco), Santa Catarina 01 e 02 (Iate Clube de Santa Catarina) e São Paulo (Yatch Clube Santo Amaro).

Pelo regulamento da competição por equipe, o quarteto que vencesse as duas disputas na primeira fase estaria automaticamente classificado para a grande final. Formado pelos velejadores Davi Neves, Melissa Paradeda, Heitor Rangel e Henrique Sasaki, a Equipe 01 de Santa Catarina venceu Pernambuco 03 e SP, além de Pernambuco 01 na decisão pelo título.  

No outro cruzamento, Pernambuco 01, comandado por Edival Júnior e formado por Milena Araújo, Valentina Roma, Miguel Andrade e Lucas Santa’Anna, venceu Pernambuco 02 e Santa Catarina 02, perdendo na final para Santa Catarina 01.

1ª FASE

1ª Disputa – PE 1 x PE 2 (vitória de PE 01)

2ª Disputa – SP x PE 3 (vitória de PE 03)

3ª Disputa – PE 2 x SC 2 (vitória de PE 02)

4ª Disputa – PE 3 x SC 1 (vitória de SC 01)

5ª Disputa – SC 2 x PE 1 (vitória de PE 01)

6ª Disputa – SP x SC 1 (vitória de SC 01)

TERCEIRO LUGAR

PE 2 x PE 3

FINAL

ICSC 1 X PE 1

Campeão – ICSC 1

Davi Neves

Melissa Paradeda

Heitor Rangel

Henrique Sasaki

Vice-campeão – PE 1

Milena Araújo

Valentina Roma

Miguel Andrade

Lucas Santa’Anna

3º Lugar – PE 2

Luiza Barros

Catarina Gondim

Beatriz Raposo

Henrique Penna

INDIVIDUAIS

Nesta segunda-feira (20/12) serão iniciadas as regatas individuais do torneio. Pelo Aviso de Regata estão previstas até nove regatas com um descarte do pior resultado para a categoria Veteranos e até seis para Estreante, também com um descarte. A cerimônia de premiação será na quarta-feira (22/12), às 18h.

De acordo com o treinador de vela do Cabanga, Edival Júnior, o Brasil Open de Optimist tem como objetivo fazer os últimos ajustes antes dos dois maiores campeonatos da classe – a Copa Brasil Estreante e o Brasileiro de Optimist, que serão realizados na mesma raia a partir do dia 04 de janeiro de 2022.