A Flotilha de Optimist do Cabanga Iate Clube de Pernambuco comemorou com um coquetel, na última sexta-feira (14), no Recife/PE, o sucesso da primeira etapa do Intercâmbio Internacional de Optimist, realizado entre os dias 3 e 19 de julho na cidade de Plérin, na França.

Confira a galeria de fotos do evento clicando aqui.


Em sua fala, o comodoro do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Jaime Monteiro Jr, parabenizou a Flotilha e o empenho do clube em proporcionar um projeto dessa grande, inédito no País, para seus atletas. A capitã da Flotilha do Cabanga, Patrícia Maranhão, ainda destacou o ganho técnico e pessoal que cada um dos 11 velejadores do clube que participou do projeto adquiriu durante o intercâmbio na França.

O pai da velejadora Julia Ollivier, Yanick Ollivier, falou em nome dos franceses. “Fiquei muito feliz em poder receber todos na minha cidade natal. Foram dias fantásticos e de muito aprendizado. Foi perceptível a receptividade dos franceses com todos nós”, comemorou o francês radicado no Brasil.


O coordenador e treinador de Vela do Cabanga, Edival Júnior, também avaliou o projeto como bastante positivo. “Não tínhamos a dimensão dos resultados que seriam obtidos, por ser uma experiência inédita. Foi uma experiência riquíssima, tanto pela parte técnica quanto pela parte cultural, pois os atletas puderam velejar em barcos de outras classes, como catamarãs, barcos clássicos e antigos”, explicou.


Dentre a estadia na cidade francesa, os optimists do Cabanga puderam disputar torneios com outros intercambistas, no formato de duplas mistas – um brasileiro com um estrangeiro. “Outro diferencial em relação às práticas no Brasil foi a raia, que era diferente da que os atletas estavam acostumados. A raia tinha uma temperatura mais fria e possuía muitas variações de correntes, o que ocasionava instabilidade nos barcos”, complementou Júnior.

INTERCÂMBIO
Ao todo, 11 velejadores pernambucanos participaram do intercâmbio. Durante os 16 dias na França os velejadores do clube lejadores participaram da clínica de vela (realizada de 3 a 11 de julho) e da Coupe Internationale de Optimist (12 a 18 de julho). A programação ainda incluiu passeio de bicicleta e pique-nique na Ilha de Bréhat. Por fim, os velejadores participaram de uma competição de Stand-up Paddle e uma mini-competição de Optimist França/Brasil.

Além da experiência inédita, o Intercâmbio na França foi especial para um velejador: Antônio Roma. O pequeno atleta disputou sua primeira competição oficial de vela na França. Apesar das dificuldades, obteve grandes resultados. Antônio não conseguiu completar as três primeiras regatas que disputou, mas com um incentivo da equipe, se recuperou e na sequência conseguiu duas boas colocações – um segundo e quarto lugares. O melhor ainda estava por vir: o atleta do Cabanga venceu duas regatas, melhorando sua colocação.

O desempenho dos velejadores do Cabanga na Coupe Internationale de Optimist foi brilhante. Tiago Monteiro sagrou-se campeão da competição que reuniu 403 embarcações de nove países do mundo. Vinícius Gondim, outro velejador do Cabanga, terminou na 11ª colocação geral.

PARCERIA
Como parceria, no final deste ano, a flotilha de Optimist do clube francês, Centre Nautique de Perros-Guirec, vem fazer esse mesmo tipo de clínica aqui em Pernambuco, no Cabanga Iate Clube de Maria Farinha, Litoral Norte de Pernambuco.