O Cabanga Iate Clube de Pernambuco, através do Comodoro Paulo Perez Machado e do Contra-Comodoro Leonides Alves, apresentou ao Governo do Estado, por meio da Secretária de Desenvolvimento Econômico, um projeto para colocar Pernambuco na rota das grandes regatas internacionais e a porta de entrada pode ser com a Transat Jacques Vabre.

Além de representantes do Cabanga e do presidente da Federação Pernambucana de Vela (FPVela), Yanick Ollivier, a reunião on-line contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach. No bate papo, o Governo de Pernambuco tomou conhecimento da magnitude da regata e da importância da sua passagem pelo Recife para o turismo e a economia de Pernambuco.

Fotos: Tsuey Lan Bizzocchi/ Cabanga

PALESTRA
Além da reunião com o Governo de Pernambuco, o Cabanga também organizou, juntamente com a FPVela, uma palestra para todos os sócios do clube e amantes da vela. O encontro, realizado no último dia 26/11, contou também com as participações da diretora Social e Capitã de Vela Jovem, Patrícia Maranhão, e do diretor de Monotipo, Rogério da Fonte, além do Comodoro e Contra-Comodoro.

REGATA
A regata Transat Jacques Vabre é a maior prova em duplas transatlântica e a próxima edição será realizada em 2021. O Brasil foi o destino final da competição por quatro vezes: Itajaí (SC), em 2013 e 2015; e Salvador (BA), em 2017 e 2019. A última teve o final em Le Havre, na França, e bateu o recorde de participantes com 59 barcos em três classes.