O Cabanga Iate Clube de Pernambuco apresentou, na tarde desta quinta-feira (28), os detalhes da 26ª edição da Regata Internacional Recife/Fernando de Noronha (Refeno), que está marcada para o dia 27 de setembro, com largada no Marco Zero. No evento, que reuniu vários jornalistas, no restaurante Azú, na sede do Cabanga, no Recife, o comodoro do clube, Marcos Medeiros, e o diretor geral da prova, João Jungmann, apresentaram as novidades para a edição 2014 da maior regata oceânica do Brasil.

Além de Marcos Medeiros e João Jungmann, participaram da coletiva o presidente do Conselho Deliberativo do Cabanga, Luiz Alexandre; o representante da Capitania dos Portos de Pernambuco, tenente Helenilde; o secretário de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife, Luis Eduardo; o representante da Administração da Ilha de Fernando de Noronha, Reginaldo Valença Júnior; e o presidente em exercício da Empetur, Eduardo Figueiredo.

“É com muito prazer que há 26 anos estamos realizando uma competição desse porte, apesar de a vela ser considerada um esporte amador, a Refeno e sua organização são profissionais”, comentou o comodoro do Cabanga, Marcos Medeiros. O presidente do Conselho Deliberativo do clube, Luiz Alexandre, também comemorou mais uma edição. “O Cabanga se sente honrado em ser patrono desse evento. Temos uma satisfação enorme em colaborar com o turismo local.”

O grande diferencial da Refeno 2014 será a mudança no percurso. Após a largada, as embarcações terão que passar pela praia de Boa Viagem – antes, elas partiam do Marco Zero e seguiam direto para o Arquipélago de Fernando de Noronha. O coordenador da Refeno, João Jungmann, exaltou a nova medida tomada pela competição.

“Trata-se de uma solicitação antiga dos nossos patrocinadores. A idéia é dar uma maior visibilidade ao evento. Além disso, também estaremos valorizando a bela praia de Boa Viagem”, disse Jungmann.

Até o momento, 98 embarcações estão inscritas ou pré-inscritas na Refeno 2014. Este número envolve participantes de 11 estados do Brasil, além de três países: três argentinos, um holandês e um francês. O Rio de Janeiro é o lugar mais bem representado, com 24 barcos inscritos. São Paulo vem logo atrás, com 22. Pernambuco é o terceiro, com 19 embarcações.

FAVORITOS

De acordo com os organizadores da Refeno, os favoritos na classe multicasco são Ave Rara (PE), Patoruzu (PE) e Fandango (AL). Na monocasco, Camiranga (RS), Mussulu III (SP) e Terroso (SC) devem lutar para chegar na frente.

NOMES CONFIRMADOS

O iatista Lars Grael é um dos nomes confirmados na Refeno 2014. Este ano, o velejador campeão estará na embarcação Tangará II. Em 2012, Lars participou da Refeno com o barco Zing 2. Foi primeiro lugar no tempo real e terceiro lugar na classe ORC. A expectativa é que o seu irmão, Torben Grael, também participe da regata com a embarcação Índigo (RS), que ainda não confirmou inscrição.

EMBARCAÇÕES

A primeira embarcação estrangeira participante da Refeno 2014 já se encontra em Pernambuco. O argentino Hugo Nunatack chegou ao porto de Suape no último dia 30 de julho, a bordo do seu barco (Jamaica III). Ele está aproveitando o tempo de sobra para regularizar sua inscrição e conhecer as belas praias do litoral pernambucano.

AÇÃO SOCIAL

A organização da Refeno também anunciou que promoverá uma ação social durante a competição. O evento irá doar um playground com múltiplas atividades para a instituição Bem-Me-Quer, de Fernando de Noronha, que apóia mais de 300 crianças. A cerimônia de entrega acontecerá às 9h30 do dia 30 de setembro.

REFENO

A Regata Recife/Fernando de Noronha é organizada pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco, em parceria com a Associação Pernambucana de Vela Oceância (APVO). O evento conta com o apoio da Empetur, Prefeitura do Recife, Dislub, Murai/Mitsubishi Motors, CR Turismo, Agemar e Conic.