O Cabanga Iate Clube de Pernambuco anunciou durante a coletiva de Imprensa da 26ª Regata Recife/Fernando de Noronha (Refeno), realizada nesta quarta-feira (1/10), no Porto Santo Antônio, em Fernando de Noronha, outras mudanças para garantir ainda mais segurança para todas as embarcações e tripulantes que disputarão as próximas edições da Refeno. A principal delas será a antecipação da exigência do uso do Epirb 406Mhz. Até então, essa obrigatoriedade estava prevista apenas para a Refeno de 2016.

O Epirb é um dispositivo eletrônico via satélite que pode ser acionado manualmente ou automaticamente quando entra na água. “Se o barco virar ou capotar, ele automaticamente vai emitir o sinal da posição correta onde está o barco. Esse sinal continuará a ser emitido por mais 48 horas. Após acionado, o mundo inteiro, não só a Refeno, ficará sabendo da posição. É um dispositivo de socorro”, explicou o coordenador geral da Refeno, João Jungmann.

A organização da Refeno também lembrou que mesmo com o Epirb, o veleiro terá, obrigatoriamente, que portar um Spot, onde a sua posição poderá ser acompanhada durante toda a prova tanto pela Comissão de Regata quanto pela Marinha, além de ser um dispositivo que também emite um sinal de socorro via satélite caso necessário.

A decisão de exigir o Epirb foi tomada após o acidente da embarcação pernambucana Nativo, que largou do Recife no último sábado (27) e capotou no final da noite daquele mesmo dia nas proximidades de Cabedelo, na Paraíba. Os seis tripulantes da embarcação Nativo só foram salvos graças a um item de segurança que a partir deste ano passou a ser obrigatório em todas as embarcações que participaram da Refeno – a balsa salva-vidas, acionada depois que um dos cabos de sustentação do barco rompeu. Segundo relatos dos tripulantes, a embarcação virou cerca de 50 quilômetros da costa de Natal/RN, em um mar completamente agitado.

O comodoro do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Marcos Medeiros, lembrou que a Refeno sempre trabalha em contato direto com a Marinha. Este ano, 100% das embarcações que disputaram a Refeno foram, antes da largada, inspecionadas pela Marinha no clube. “A Marinha checou todos os itens obrigatórios para a realização deste tipo de navegação, tais como equipamentos de navegação, cartas náuticas, dispositivos de salvatagem entre outros”, relembrou Marcos Medeiros.

EXIGÊNCIAS TOMADAS PARA REFENO 2014
Uso do colete classe 2 adaptado
Balsa salva-vidas
Habilitação de capitão amador para o comandante da embarcação
Cartas Náuticas modificadas

BALANÇO
João Jungmann classificou como excelente a 26a Edição da Refeno. “Os barcos que chegaram elogiaram a velejada, com algumas ressalvas para a noite do primeiro dia. No mais, velejada boa, sem problemas. Não tivemos nenhum problema com a regata, a exceção da ocorrência do Nativo”, finalizou o coordenador geral da Refeno.

NÚMEROS DA REFENO 2014
67 embarcações participantes
520 tripulantes inscritos
9 barcos partiram, mas desistiram da prova
2 chegaram ligando o motor
1 não largou
11 estados
3 países
298 milhas de percurso, o equivalente 545 quilômetros