Os competidores que disputam o Campeonato Mundial de Optimist, que está sendo realizado na cidade de Dziwnow, na Polônia, estão enfrentando muitas dificuldades na competição. O principal obstáculo é o vento fraco. A situação está tão crítica que a organização do Mundial anunciou que utilizará o dia de folga para realizar as provas pendentes. Nesta segunda-feira (31/08) e terça-feira (1º/09) serão realizadas as regatas por equipe.
Na última quinta-feira (27), a estreia do Mundial teve que ser adiada. Na sexta-feira (28), conseguiram realizar duas regatas no sacrifício. No sábado (29), faltou vento e as regatas foram adiadas. Neste domingo (30), o vento chegou e mais duas regatas foram realizadas, totalizando quatro.
Até o momento, com quatro regatas realizadas, o velejador do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Tiago Monteiro, é o segundo melhor brasileiro na disputa. Ele tirou um 31º, 41º, 18º e 53º. Na soma da pontuação, sem o descarte do pior resultado, Tiago está na 134ª colocação. O melhor brasileiro na disputa é Tiago Quevedo (RS), que ocupa a 91ª colocação. O esloveno Rok Verderber lidera a competição.
Confira a classificação dos brasileiros no Mundial de Optimist 2015 após quatro regatas:
91º – Tiago Quevedo
134º – Tiago Monteiro
200º – João Tatsch
209º – João Vasconcellos
224º – Matheus Oliveira
MUNDIAL 2015
A competição reúne os cinco melhores velejadores de 60 países, um total de 275 participantes. A intenção da organização é realizar até 12 regatas. O campeonato Mundial de Optimist 2015 será realizado até o dia 4 de setembro.