O Brasil terminou os Jogos Sul-Americanos de Praia realizado em Vargas, na Venezuela, até o último sábado (24 de maio), com cinco medalhas: um ouro (Bruna Martinelli – RS:X Feminino), três pratas (Maria Cristina Boabaid – Laser Radial; Albert Carvalho – RS:X Masculino; e Lucas Mesquita/Douglas Gomm – Snipe) e um bronze (Julia Fernanda Silva – Sunfish Feminino).  Ao todo, foram seis dias de regatas, divididos em duas etapas

O Brasil também esteve perto de subir ao pódio conquistando dois quartos lugares, a um ponto do terceiro colocado nas classes Nacra 17 (com João Bulhões e Juliana Mota) e Laser Standard (Alex Vereen). Na Sunfish Masculino, Gustavo Nascimento ficou com a sexta colocação.

As condições de vento foram bem variáveis durante o período da competição, com regatas com ventos bem fracos (5 nós), médios (10 e 12 nós) e fortes (18 a 20 nós), o que contribuiu para elevar o nível técnico das regatas. Porém, o ponto que mais chamou a atenção de todos foram as altas e desencontradas ondas, que foram um obstáculo a mais para cada um dos participantes.

Parte do bom desempenho do grupo veio do bom relacionamento entre os atletas, o que tornou o grupo coeso e comprometido com o evento. O apoio dos técnicos Filipe Novello (Tijolo) e Edival Júnior, do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, e o suporte da equipe do COB, chefiada pela Edgar Hubner, também foram primordiais para o sucesso da delegação brasileira.