A equipe brasileira conquistou, no último domingo (16), cinco medalhas no Sul-Americano de Vela, realizado em Santiago, no Chile. Foram dois ouros, uma prata e dois bronzes.
 

Na classe Snipe, os gaúchos Alexandre Paradeda e Gabriel Kieling tiveram uma semana perfeita. Os dois, que são os atuais campeões brasileiros, conquistaram o ouro. “A gente chegou bem preparado, principalmente depois do Brasileiro, que foi disputado em fevereiro, então não tivemos muita dificuldade”, disse o proeiro Gabriel.
 
Na J/24, a equipe comandada por Samuel Albrecht também conquistou o ouro. Eles estavam com apenas três pontos de vantagem sobre os segundos colocados e ficaram surpresos com o resultado. “Tínhamos como objetivo subir no pódio, mas não estávamos esperando ganhar o ouro. Sabíamos do nosso potencial por conta da vitória no Brasileiro, mas ainda assim ficamos surpresos. Nossa equipe está de parabéns!”, disse Samuel. Estiveram ao lado dele ainda Geórgia Rodrigues, Alex Saldanha e Frederico Sidou.
 
Na Laser Standard, o catarinense Matheus Dellagnelo também já estava com a medalha de prata na mão. “Já estava com a medalha garantida, não tinha como mudar. Fiquei feliz com o resultado da semana”, disse ele.
 
Na Laser Radial, a niteroiense Fernanda Decnop saiu com o bronze, mas com gostinho de quero mais. “Larguei muito mal no último sábado (15) e acabei capotando no primeiro popa, aí perdi a chance de brigar pelo ouro. Mas foi uma semana de muito aprendizado e de conhecimento das adversárias que estarão nas Olimpíadas. Agora é focar os treinos nos pontos que foram ruins aqui no Chile, principalmente no controle do barco em condições extremas”, disse ela, que deve intensificar os treinos em Búzios, onde venta bastante e tem muita onda.
 
Na Lightining, o time comandado por João Hackerott ficou feliz com o bronze, mas queria mais. “Foi ruim não ter regata, pois queríamos tentar a prata, mas ainda assim estamos felizes com o resultado”, disse Maria Hackerott, irmã de João e proeira da equipe. John Bennet completa o time.
 
Confira os resultados finais do Sul-Americano
 
SNIPE
1. Alexandre Dias (BRA)
2. Luis Soubie (ARG)
3. Augusto Amato (ARG)
 
J24
1. Samuel Albrecht (BRA)
2. Francisco van Armaete (ARG)
3. Vernon Robert (CHI)
 
LASER STANDARD
1. Julio Alsogaray (ARG)
2. Matheus Delagnelo (BRA)
3. Matias del Solar (CHI)
 
LASER RADIAL
1. Cecilia Carranza (ARG)
2. Lucia Falasca (ARG)
3. Fernanda Demétrio (BRA)
 
LIGHTNING
1. Alberto Gonzalez (CHI)
2. Felipe Robles (CHI)
3. João Hackerott (BRA)
 
SUNFISH
1. Francisco Renna (ARG)
2. Jonathan Martinetti (ECU)
3. Alexander Zimmermann (PER)