Considerada uma das mais importantes competições do calendário de Optimist, o Brasil-Centro da classe movimenta a raia do Pão de Açúcar e Escola Naval, no Rio de Janeiro, a partir desta quarta-feira (12 de abril). De acordo com o Aviso de Regata, estão programadas para a competição até 12 regatas, sendo três por dia. Na categoria Veterano, 11 velejadores do Cabanga Iate Clube de Pernambuco estarão na disputa.
Somado à pontuação do Campeonato Brasileiro, o Brasil Centro definirá vagas para o Campeonato Mundial, Europeu e o Norte-Americano. Vale lembrar que em 2017, Marina da Fonte ficou com o título do Brasileiro Feminino e está muito próxima de conquistar uma dessas vagas. Além da pernambucana, compõem o time do Cabanga: Roberto Cardoso, Letícia Lira, Ludmila Lira, Antônio da Fonte, Anita Zirpoli, Cecília Farias, Gabriel Souza, Júlia Olivier, Guilherme Santana e Júlio César Avellar.
“Todos eles possuem chances de classificação para as demais competições. São atletas bem preparados e já com bastante experiência. Sabemos que será um campeonato bastante difícil, pois a raia do Rio é a mais complexa do Brasil pela instabilidade do vento, mas temos velejadores muito velozes e creio que devem conseguir fazer boas regatas”, explicou Edival Júnior, instrutor de vela do Cabanga Iate Clube de Pernambuco.
Entenda a classificação:
Campeonato Mundial
Os 5 primeiros colocados masculinos (Brasileiro + Brasil Centro) garantem vaga para o Mundial.
Campeonato Europeu
Os velejadores que ficarem entre o 6º e o 8º (masculino) se classificam para o Europeu, assim como a velejadora que conseguir o 1º lugar na classificação.
Norte-Americano
Os velejadores que ficarem entre a 9ª e a 16ª colocação classificam-se para o Norte-Americano ao lado de mais quatro velejadoras, sendo elas 2º, 3º, 4º e 5º lugar na classificação.