A 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela (SP) é especial para o Cabanga Iate Clube de Pernambuco. Pela primeira vez, um barco do nosso Clube vai participar da tradicional competição na classe Oceano. Será o Aventureiro 4, catamarã de 51 pés (um dos maiores do evento), do comandante Hans Hutzler. O evento, organizado pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI) tem sequência nesta sexta-feira (22/07), com o credenciamento de todas as classes e divisões, e vai até o sábado (31/07), com a premiação dos vencedores.
A tripulação será mista, sendo composta pelo próprio Hutzler e seu filho, Felipe, Rafael Chiara, também do Cabanga, e outros velejadores do Sudeste para trazer o conhecimento local e a experiência no evento e desta forma garantir o bom desempenho do barco. “Na classe Oceano, já tivemos velejadores nossos participando, mas nunca um barco de Pernambuco, representando o Cabanga, disputou a Semana Vela de Ilhabela, que é um dos maiores eventos da vela oceânica do Brasil. Estamos bastante confiantes para essa estreia”, destacou Hans Huztler.
O Aventureiro 4 está inscrito na categoria multicascos e vai correr um sistema de correção de tempo Mocra, o mesmo utilizado nas regatas de Pernambuco e na Refeno, O evento é composto de uma semana inteira de regatas curtas, com uma de tamanho médio no meio, que é para algumas categorias a de Alcatrazes, e para outras, Toque-Toque. São duas ilhas montadas dependo das categorias dos barcos e já acontece nesse domingo (24/07).
“É um evento bem bonito, porque acontece aqui em frente ao centro da Vila, com os barcos navegando bem pertinho da orla”, destacou Hutzler.
HISTÓRICO
O Aventureiro 4 chegou ao Brasil em 2020 e no ano seguinte correu a Refeno e foi segundo lugar, disputando o Fita Azul com o Patoruzú, atual tricampeão da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha. Em 2022, Hans, seu filho mais novo Felipe (foi vice-campeão da classe estreante de Optimist na semana passada, também em Ilhabela) e sua esposa Karina saíram em um ano sabático.
“A partida foi em 20 de janeiro e navegamos até Porto Alegre (RS) para conhecer o Litoral Sul do Brasil. Terminamos a primeira fase e agora estamos voltando, parando em Ilhabela para participar da competição. E vamos em seguida retornar ao Recife para preparar o barco para a Refeno”, contou Hutzler.
Aliás, na próxima Refeno, cuja partida será no dia 24 de setembro, no Marco Zero do Recife, Hans vai correr em solitário. ” Fiz 15 Refenos, em vários barcos diferentes. Será um desafio novo, o maior barco que um velejador em solitário já correu a Refeno”, destacou.
Depois da Refeno, o barco vai dar uma parada, mas em novembro partirá para a Cidade do Cabo, na África do Sul, para a Regata Transatlântica Cape2 Rio, cuja partida será no dia 2 de janeiro de 2023 e a chegada será no Rio de Janeiro.