Já faz um bom tempo que o Ave Rara vem dominando a classe Trimarã da Refeno. Desde 1998, a embarcação vem se impondo na maior regata oceânica do Brasil, com direito a quatro títulos de Fita Azul – 2009, 2010, 2012 e 2013. Este ano, quando a competição chega a sua 26ª edição, a tripulação do barco tetracampeão segue animada para dar continuidade a sua hegemonia entre os multicascos.

No entanto, com o passar do tempo, a Refeno vai ganhando popularidade e está atraindo cada vez mais participantes. Nesta edição, 70% dos inscritos são novatos na maior competição oceânica do Brasil. O que deixa os velejadores da Ave Rara um tanto cautelosos, já que muitas embarcações estão se reforçando em busca da vitória.

“A gente vê que estão chegando barcos muito competitivos, com projetos modernos e recursos desenvolvidos. A verdade é que a Refeno nunca foi uma competição fácil, já que muitos barcos possuem uma peculiaridade que gera certa vantagem”, diz o atual comandante da tripulação, Gustavo Peixoto.

Gustavo está no comando do Ave Rara desde 2010. Antes, o barco era comandado por Vicente, que precisou se afastar para se dedicar a outros compromissos. Ciente das dificuldades, Gustavo avisou que a tripulação está tomando as devidas providências para seguir no topo. “Trocamos as velas e os adesivos do barco, por conta dos novos patrocinadores.”

Apesar do histórico vencedor, a tripulação do Ave Rara está de olho nos adversários que podem surpreender nesta edição da Refeno. “Tem o pessoal do Patoruzú, do Fandango, do Nativo. Todos eles são barcos muito rápidos e são candidatos a vencer”, finaliza Gustavo Peixoto.