Três atletas pernambucanos da Canoagem Oceânica do Cabanga Iate Clube do Recife — Clivia Maia no feminino e Luís Paulo Monteiro e Higinio Marisalta no masculino — disputarão a maior prova de Downwind do Brasil, o MolokaBRA, que está marcada para acontecer durante três dias seguidos do mês de setembro, de 15/09 a 17/09, em Fortaleza, capital do Ceará, estado do Nordeste. A preparação já foi iniciada há mais de três meses.

Com 82 km no total, a mega prova será dividida em três dias – 18 km na abertura e 32 km no segundo e terceiro dia de competição. Durante esse tempo, os atletas sairão do Iate Clube de Fortaleza e vão até a praia do Cumbuco. Ao todo, são 400 participantes na prova que inclui várias modalidades.

A modalidade Surfski (Canoagem Oceânica) contará com 50 atletas, sendo 40 homens e dez mulheres, entre elas Clivia Maia, que mais uma vez estará representando o Cabanga e consequentemente Pernambuco e o Nordeste.

Como os treinos são individuais, cada atleta tem uma rotina própria. Clivia Maia, por exemplo, está com frequência na água. “Treino cinco vezes por semana, além de musculação, dieta e toda suplementação necessária para encarar esse desafio de muita adrenalina”, destaca a atleta.

MolokaBRA

A competição chegará a sua 3ª edição da história. O nome MolokaBRA é uma alusão à junção dos nomes Molokai e Brasil. Os percursos variam de 12 km a 52 km, com provas de velejo nas modalidades Kitesurf, Hydrofoil, Wing Foil e Windsurf e de remo nas modalidades Stand Up Paddle, VA’A, Paddleboard e Surfski

O MolokaBRA é uma competição desafiadora e de alta performance realizada na região Nordeste, que é considerada o paraíso dos ventos no Brasil por apresentar uma das melhores condições do mundo para a prática de downwind no velejo e no remo. Além disso, é um dos destinos turísticos brasileiros mais procurados devido às belezas naturais de quase 600 km de litoral, clima tropical e temperaturas amenas e constantes.