O Cabanga Iate Clube de Pernambuco, o Iate Clube de Itamaracá e o Pernambuco Iate Clube oficializaram, na noite da última quinta-feira (17), a criação da Federação Pernambucana de Vela (FPVela).  A instituição, que neste primeiro mandato será comandada por Ted Monteiro e João Jungmann, presidente e vice respectivamente até 2018, tem como objetivo essencial promover lazer,  cidadania, educação, saúde e a defesa do meio ambiente através dos desportos da Vela. A nova federação está chancelada pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela).

A assembleia geral de constituição da Federação foi realizada na Praça Cisne Branco, no Cabanga e contou com a participação de representantes e velejadores dos três clubes fundadores. Entre as ações, caberá a FPVela incentivar, orientar e fiscalizar a prática de Vela em Pernambuco, além de promover o desenvolvimento constante do esporte no Estado.

“A criação da Federação Pernambucana de Vela é se extrema importância para o desenvolvimento do esporte em nosso Estado. O Cabanga Iate Clube de Pernambuco como sócio fundador apoia a formalização da federação de vela em Pernambuco cobrindo uma lacuna do meio náutico. Os gestores eleitos têm a missão de normatizar, balizar tecnicamente os eventos de vela como também angariar recursos através de incentivo legais e patrocínios para fazer frente aos eventos em nosso estado no Brasil e os internacionais. Estamos depositando toda confiança em Ted e João no timão da CPVela”, comentou o comodoro do Cabanga, Jaime Monteiro Jr.

“Pernambuco estava precisando ter uma aproximação maior com a Confederação Brasileira de Vela, que está sempre disposta a apoiar os estados do Nordeste. A partir de agora, nós temos um respaldo para buscar recursos e conviver com tudo que acontece na vela nacional. Com tudo isso, acho que Pernambuco irá crescer ainda mais”, garantiu o presidente da Federação Pernambucana de Vela, Ted Monteiro.

Outro grande ganho que a vale pernambucana terá com a formalização da Federação é no quesito apoio e patrocínio. “A fundação da Federação Pernambucana de Vela é muito importante porque sem essa federação, não poderíamos pleitear nada de patrocínio junto ao Governo de Pernambuco. Então, quando você tem uma associação ou uma entidade que represente uma classe, você pode pleitear às coisas com mais facilidade”, falou Ernani Antunes, comodoro do Iate Clube de Itamaracá.

“Eu julgo ser de extrema importância, haja vista o grupo de pessoas que estão relacionadas com a vela em Pernambuco. A Federação vem aglutinar esses interesses, viabilizar novas perspectivas de patrocínio e dar uma conotação de legalidade e organização da vela”, finalizou Arlindo Santos, vice-presidente do Pernambuco Iate Clube.

DIRETORIA

Presidente: Ted Monteiro

Vice-Presidente: João Jungmann

Diretor de Comunicação e Marketing: Wellington Jackson de Araújo Granja

Secretário: Rogério Vieira De Melo Da Fonte

CONSELHO FISCAL

Gésio Luiz De Lira

Alejandro Villarroel Guerrero

Victor Luiz Weinstein De Azevedo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA

Carlos Henrique Lemos Dantas

Luiz Alexandre Almeida