A paratleta Ana Cláudia foi a grande campeã da disputa de vela dos Jogos Paralímpicos de Pernambuco. Ao todo, três regatas foram disputadas neste domingo (28/07), na classe Day Sailer, na sede do Cabanga em Maria Farinha. Na grande regata final, a atleta esteve a bordo do veleiro Zeus, ao lado dos velejadores Renê Hutzler e Homero Basílio.

Confira a galeria completa de imagens clicando aqui. 

Ana Cláudia, além de estar iniciando no mundo da vela, também compete no atletismo. Para ela, a corrida é mais fácil do que as provas na água, devido os vários fatores que devem ser levados em consideração na hora de competir. Ela também venceu a competição no ano passado.

“Sem dúvidas nenhuma é melhor correr do que velejar! No atletismo eu só dependo de mim… na vela, não. Dependemos do tempo e das condições do mar, por exemplo. Mais difícil! Porém, foi uma experiência maravilhosa. E ganhar de novo foi melhor ainda. Eu não entro para brincar”, brincou a atleta após a confirmação do bicampeonato. .

As embarcações foram formadas por um atleta paralímpico e outros dois convencionais. Ana Cláudia venceu a segunda regata classificatória do dia, além da prova final. A competição ainda contou com os seguintes velejadores paralímpicos: Leonardo Amâncio, Maria Luiza, Labone Vítor e Maria Raiane.

Os Jogos Paralímpicos trazem consigo a bandeira de superação. Foi isso que disse o velejador Vinícius Labone após as regatas. Ele não ficou com o título, mas foi só elogios à competição. “O limite está na cabeça. Eu sou amputado, mas estava ali. Eu não tenho a técnica nem a experiência dos outros, mas foi importante aprender. Hoje o meu forte é arremesso de peso e lançamento de dardo e disco”, disse.

Para nós do Cabanga foi uma honra poder receber mais uma edição dos Jogos. Felicidade esta exemplificada no discurso de Yannick Ollivier, que representou o Cabanga no evento. “Para o Cabanga em geral é uma honra receber vocês aqui, superatletas. Nossa intenção é incentivar cada vez mais esse intercâmbio. Nos vemos na próxima edição em 2020 “.

A realização deste tipo de competição em nosso clube só é possível graças à parceria do Cabanga com a Secretaria Executiva de Esportes de Pernambuco e com a Federação Pernambucana de Vela. “Só temos a agradecer ao Cabanga por proporcionar um dia tão agradável a todos os paratletas do nosso Estado. Tenho um agradecimento em especial ao Comodoro Delmiro Gouveia e ao diretor Yannick, além do apoio da FPVela, através do presidente Ted Monteiro”, finalizou Guilherme Falcão, Superintendente de Programas de Incentivo ao Esporte do Governo de Pernambuco.

JOGOS
A fase final dos Jogos Paralímpicos de Pernambuco reuniu mais de 200 paratletas de municípios de todas as regiões do Estado no Parque e Centro Santos Dumont, Cabanga e no Compaz Ariano Suassuna disputando 15 modalidades. Apenas Goalball será realizado no dia 3 de agosto, no Instituto de Cegos.

CLASSIFICAÇÃO

1ª Regata
1º Zeus
Renê Hutzler
Homero Basílio
Leonardo Amancio (Atleta Paralímpico)

2º Larissa
Vieira
Rosineide
Maria Luiza (Atleta Paralímpica)

3º Penduick
Yannick Ollivier
Diego Teixeira
Labone Vítor (Atleta Paralímpico)

2ª Regata
1º Zeus
Renê Hutzler
Homero Basílio
Ana Claudia (Atleta Paralímpica)

2º Penduick
Yannick Ollivier
Diego Teixeira
Maria Raiane (Atleta Paralímpic)

3º Larissa
Vieira
Rosineide
Guilherme Falcão (Sec de Esportes)

Classificação final

1º Zeus
Renê Hutzler
Homero Basílio
Ana Cláudia

2º Penduick
Yannick Ollivier
Diego Teixeira
Maria Luiza

3º Larissa
Vieira
Rosineide
Leonardo Amâncio