Velejadores pernambucanos e de outros estados aguardam ansiosos pela 60ª edição da Regata Benedito César- Ponta de Pedras- Recife, que será amanhã, 09 de dezembro. Além de ser a competição náutica mais tradicional do Estado, a prova é a segunda regata mais antiga do País.
Tudo começou quando Benedito César recebeu alguns velejadores aventureiros que se arriscavam velejando da praia de Ponta de Pedras até o Recife. Hoje, quase seis décadas depois, cerca de 150 velejadores, comandando barcos das categorias  Optimist, Laser, Snipe, Hobie Cat 16/14, Europa, Dingue, Wind Surf, Day Sailer, Microtonner, e Veleiros de oceano,disputarão em dois percursos diferentes. Barcos maiores farão as 27 milhas que separam o ponto departida em Ponta de Pedras da linha de chegada no Marco Zero e os demais terminam em Maria Farinha. Alem destes, estarão presentes na disputa ate Maria Farinha os kite surf ,modalidade que vem crescendo muito no Brasil.
As inscrições devem ser realizadas entre os dias 03 e 07 de dezembro na sede do Cabanga e cada tripulante deve pagar uma taxa de R$60,00 de inscrição dando direito a camisa do evento, duas pulseiras para o coquetel em Ponta de Pedras e jantar de premiação no Clube. Para os acompanhantes, as pulseiras estarão à venda no valor de R$30,00 para cada evento na secretaria do Cabanga.
Ano passado, a competição foi de grande agitação e surpresas, Eliseu Vieira, no comando da classe Wind Surf, ganhou a fita azul (primeira embarcação que cruza a linha de chegada). Em segundo lugar chegou Renê Hutzler, que concorreu na mesma classe de Eliseu.
Este ano, Marcelo Soares, vice Comodoro, apresenta suas expectativas com grande entusiasmo e otimismo: “Serão mais de 70 barcos, comportando no mínimo 150 velejadores. Esta 60ª edição carrega, neste evento, uma significante carga de importância para o Cabanga”, comentou.