Uma das marcas da 31ª Refeno, como já aconteceu no últimos dois anos, são as ações sociais na área da saúde. Em 2019, os moradores do arquipélago de Fernando de Noronha poderão contar com especialistas na área de cirurgia plástica, urologia, dermatologia e ortopedia. Todas as consultas são oferecidas no hospital São Lucas e tiveram início nesta terça-feira (15/10), seguindo até a quarta (16).

Quem organiza a ação é o médico e velejador Rodrigo Quintas. Ele participou da regata a bordo do veleiro Papangu, que ficou com o segundo lugar na classe mocra. Para o profissional, este tipo de ação no arquipélago é de suma importância para os nativos, tendo em vista que muitas vezes eles precisam se deslocar até o continente para realizar exames.

“Temos o objetivo de trazer médicos velejadores que são de alguma especialidade que não tem aqui na ilha. Fazemos um atendimento diário e os profissionais já estão distribuídos entre os dias e fazendo seus atendimentos”, afirmou o cirurgião plástico.

Enquanto o médico pernambucano já está no seu terceiro ano de ação, há quem está estreando nos atendimentos voluntários da Refeno. É o caso do ortopedista gaúcho Darlei Worm Júnior. O profissional veio a bordo do Take Five e é um estreante na maior regata oceânica da América Latina.

“Quando a gente faz a inscrição na Refeno, sempre tem a opção de você participar de uma ação social na área de saúde e achei interessante. Eu já conhecia Fernando de Noronha e sabia que a estrutura aqui é pouca. O lugar é maravilhoso e a população é gentil e simpática. Se pudemos ajudar, então vamos fazer”, comentou.

Ao todo, 62 pessoas serão atendidas neste dois dias ações. As fichas são dadas por ordem de chegada.