A 42ª Regata João Batista Queiroz | Atapuz-Recife já tem recorde de inscritos. 28 veleiros já confirmaram presença no evento com partida marcada para este domingo (10/11), a partir das 11h, da Praia de Atapuz e com chegada no Porto do Recife. É o maior número do ano na temporada.

Vão participar da regata os veleiros das classes RGS A, RGS B, Mocra Regata, Mocra Cruzeiro e Classe Aberta. É a penúltima prova do Campeonato Frevo 2024 e que antecede a principal etapa que é a Regata Benedito César.

A curiosidade da Regata João Batista Queiroz | Atapuz-Recife é que a premiação dos vencedores é realizada apenas no ano seguinte. Diferentemente dos modelos tradicionais, a prova ficou conhecida por só homenagear os campeões na edição subsequente.

O modelo diferente de premiação tem uma explicação: a intenção do idealizador da regata, João Batista de Queiroz, ex-sócio do Cabanga, era sempre fazer com que os campeões de cada ano estivessem presentes na edição seguinte. Assim, além de receberem os prêmios, os vencedores da regata anterior consequentemente disputam a próxima prova.

Neste ano, o jantar de confraternização e a entrega da premiação será no sábado (09/11), às 19h.

Em 2023, o Fita Azul da Regata João Batista de Queiroz | Atapuz-Recife foi o Helemari, comandado por Rafael Chiara. O barco foi o vencedor também na Mocra Regata ao concluir a regata em 4h49m01s.

Na classe RGS B, o vencedor foi o Achilles, de Renata Fraga. No RGS A, o Avatar, de Paulo Almeida Filho, ganhou. Já no Mocra Regata o campeão foi o Centauro, de Álvaro da Fonte.