O Cabanga Iate Clube tem uma bela flotilha dos imponentes veleiros oceânicos. São barcos de diversos tipos e tamanhos, alguns capazes de navegar em travessias transoceânicas e alguns participam de competições nacionais e internacionais com grande sucesso.
A classe Oceano comporta barcos cabinados, com acomodações para a sua tripulação. Podem ser barcos de regata, cruzeiro-regata ou de cruzeiro. Podem ser do tipo monocasco ou multicasco, catamarãs e trimarãs.
Como os barcos geralmente são diferentes, para competir, a classe Oceano utiliza o “rating“, cálculos complexos para tentar equiparar os desempenhos esperados de cada barco, levando em conta diversas características como comprimento, linha d’água, deslocamento, área vélica, materiais de construção de casco, apêndices e velas, formato do casco e uma miríade de outros componentes para “prever” o desempenho teórico de cada competidor. Há várias regras e fórmulas para estes cálculos, como ORC, PHRF, RGS e outros.
Os barcos de regata são mais “espartanos”, priorizando a leveza e o alto desempenho, deixando de lado itens de conforto a bordo. Os maiores e mais modernos atingem velocidades espantosas, batendo recordes de travessias com tempos inacreditáveis. O material mais usado para a construção dos cascos desses barcos é a fibra de carbono, que é extremamente leve, resistente e cara.
Os barcos de cruzeiro têm vários itens que tornam a vida a bordo bastante confortável. Alguns têm ar-condicionado, freezer, água quente, etc. Existem barcos de cruzeiro cujo luxo rivaliza qualquer hotel cinco estrelas. São barcos mais pesados devido às suas acomodações, podem ser construídos utilizando vários materiais, que vão desde a fibra de vidro até o aço, passando por madeira, carbono, alumínio e até ferro-cimento.
Os barcos cruzeiro-regata são veleiros com bom equilíbrio entre conforto e desempenho. São a grande maioria dos barcos de Oceano no Brasil. Estes podem ter ótimo desempenho em regatas com conforto suficiente para acomodar os seus tripulantes.