Medalhas de ouro, Pernambuco no topo! A atleta pernambucana Clivia Maia, do Cabanga Iate Clube do Recife, fez história na 3ª edição do MolokaBRA, considerado a maior prova de Downwind do Brasil. Única participante feminina do Nordeste na modalidade Surfski (Canoagem Oceânica), ela conquistou três ouros na competição, que foi realizada de 15 a 17 de setembro, em Fortaleza/CE, capital cearense.
Além de Clivia, Luís Paulo Monteiro e Higinio Marisalta representaram o estado pelo Cabanga, no masculino. O segundo deles sagrou-se campeão da prova 3 na categoria de idade e 2º lugar na prova 1. Todos se prepararam durante mais de três meses, chegando à capital cearense no dia 10/09.
Já Luís Paulo foi o único atleta do Cabanga que completou os 82km, remando todas as três provas. Ele ficou com o 6º lugar da sua categoria de idade.
O título de Clivia Maia foi o maior destaque do MolokaBRA, competição de alta performance da região Nordeste. Ela não disputou a prova 3 porque lesionou o ombro na prova 2. Na prova 1, faturou duas medalhas de ouro, uma da Copa do Brasil. A modalidade Surfski foi disputada por 65 atletas, sendo 45 homens e dez mulheres.
“Um dos campeões mundiais, Oscar Chaluspki, ficou impressionado com o fato de outras mulheres do Nordeste não estarem na canoagem oceânica. Então, essa medalha de ouro é importante também para trazer mais remadores que venham fortalecer a categoria feminino. Eu, por exemplo, sou a única mulher do Nordeste e consequentemente de Pernambuco na modalidade Surfski”, comentou Clivia.
Com 82 km no total, a mega prova foi dividida em três etapas – 18 km na abertura e 32 km no segundo e terceiro dia de competição. Os atletas partiram do Iate Clube de Fortaleza e foram até a praia do Cumbuco, destino final. Cerca de 400 participantes estiveram distribuídos em várias modalidades.
Os percursos variaram de 12 a 52 km, com provas de velejo nas modalidades Kitesurf, Hydrofoil, Wing Foil e Windsurf e de remo nas modalidades Stand Up Paddle, VA’A, Paddleboard e Surfski.
Confira os resultados dos atletas do Cabanga
Clivia Maia
Prova 1 (18 km) – campeã da categoria (nessa prova foram duas medalhas de ouro, uma delas da Copa do Brasil)
Prova 2 (32 km) – campeã da categoria
Prova 3 (32 km) – não disputou
Higinio Marisalta
Prova 1 (18 km) – vice-campeão da categoria
Prova 3 (32 km) – campeão da categoria
Luís Paulo
Prova 1 (18 km) – 6º lugar da categoria
Prova 2 (32 km) – 5º lugar da categoria
Prova 3 (32 km) – 6º lugar da categoria