Com o objetivo de tornar a maior regata oceânica do Brasil – Refeno – ainda mais segura, o Cabanga Iate Clube de Pernambuco divulgou, recentemente, o 2º Aviso de Regata (clique aqui para ler o documento na íntegra). O destaque maior é para as exigências da Marinha do Brasil quanto aos itens de segurança. A principal mudança será a antecipação da exigência do uso do Epirb 406Mhz. Até então, essa obrigatoriedade estava prevista apenas para a Refeno de 2016.

O Epirb é um dispositivo eletrônico via satélite que pode ser acionado manualmente ou automaticamente quando entra na água. O sinal emitido pelo aparelho – que marca a posição correta onde o barco está – continuará sendo disparado por mais 48 horas. “Essas mudanças visam garantir ainda mais segurança para todas as embarcações e tripulantes que disputarão esta e as próximas edições da Refeno”, comentou Jaime Monteiro, comodoro do Cabanga.

A organização da Refeno informa que a utilização do Spot, mesmo não sendo obrigatória, poderá ser outro item de segurança para a embarcação e seus tripulantes. Além disso, portando o aparelho, todos que acompanham a transmissão da Refeno, ao vivo, através do site saberão a posição exata da embarcação. 

A decisão de exigir o Epirb foi tomada após o acidente com a embarcação pernambucana Nativo na edição 2014 da Refeno. Depois da largada, no Recife/PE, nas imediações da praia de Cabedelo/PB, a embarcação capotou. Os seis tripulantes da embarcação Nativo só foram salvos graças a um item de segurança que passou a ser obrigatório em todas as embarcações que participaram da Refeno no último ano – a balsa salva-vidas, acionada depois que um dos cabos de sustentação do barco rompeu.

Além do Epirb, todas as embarcações que disputarem a Refeno devem ser classificadas como Mar Aberto. Outra exigência da Marinha é que cada embarcação deverá portar dois aparelhos GPS, em condições de funcionamento. Além do rádio VHF fixo será exigido a cada embarcação portar um VHF portátil, a prova d´água ou portar um case impermeável e em perfeitas condições de funcionamento.

Por fim, todas as embarcações deverão portar as seguintes cartas náuticas: 22000 (Atol das Rocas e Arquipélago Fernando de Noronha), 22100 (Do Cabo Calcanhar a Cabedelo), 22200 (De Cabedelo a Maceió), 21030 (De Fortaleza a Natal) e 52 (proximidades arquipélago Fernando de Noronha).

EXIGÊNCIAS
Uso do colete classe 1
Balsa salva-vidas
Habilitação de capitão amador para o comandante da embarcação
Cartas Náuticas 22000, 22100, 22200, 21030 e 52
Epirb 406Mhz
Dois aparelhos GPS
Embarcações classificadas como Mar Aberto

INSCRIÇÕES
As inscrições para a 27ª Edição da Refeno, com largada marcada para o dia 26 de setembro, do Marco Zero do Recife, podem ser realizadas no site da Refeno clicando aqui. Até o dia 15 de julho a inscrição, por tripulantes custará R$ 650,00. A partir desta data, o valor subirá para R$ 750,00. Até o momento, 47 embarcações estão inscritas na maior regata oceânica do Brasil e umas das mais importantes da América do Sul.