A embarcação do Rio Grande do Sul conquistou, no último domingo (28), o troféu Fita Azul da 26ª edição da Regata Recife/Fernando de Noronha. O barco, com 14 tripulantes, percorreu as 298 milhas (cerca de 545 quilômetros) do Marco Zero do Recife até a praia do Boldró, em Noronha, em 22h40min43.

“Muitos amigos que já tinham disputado a Refeno falaram sobre a recepção dos golfinhos na chegada. E, realmente, é algo fantástico. Vencer uma regata como a Refeno na primeira prova do Camiranga já foi incrível e com a presença dos golfinhos não tinha como ser melhor”, vibrou o comandante do Camiranga, Samuel Albrecht.

Segundo Samuel, os tripulantes não velejaram a Refeno deste ano com o intuito de ser Fita Azul. “Fazer a estreia do Camiranga na Refeno era o sonho de muitos tripulantes, que já participaram da regata em outras edições. Não velejamos com a intenção de ser Fita Azul, velejamos até com certa insegurança, pois o barco é completamente novo e fomos conhecendo durante o trajeto. Estamos surpresos e muito felizes com o resultado”, complementou Albrecht.

PERCURSO
Na avaliação do navegador da embarcação, Fabrício Stretpel, a mudança do percurso e a navegação contra o vento tornaram a Refeno 2014 ainda mais complicada. “O percurso mudou e dessa vez tinha mais vento contra. Todos esses elementos tornaram a navegação ainda mais difícil”, comentou, informando que em 2007 participou da Refeno na embarcação Tech 2007 e conquistou o primeiro lugar entre os monocascos com o tempo de 32 horas de navegação.

O próximo desafio do Camiranga será a disputa da regata Santos/Rio, no próximo dia 24 de outubro.

TRANSMISSÃO
O Cabanga Iate Clube de Pernambuco lembra que quem quiser acompanhar a Refeno em tempo real pode acessar o link no site da regata (clique aqui). A plataforma permite, também, que o público localize cada embarcação durante o percurso desde o Marco Zero até a paradisíaca de Fernando de Noronha.

A transmissão é possível ser feita graças ao SPOT, um pequeno aparelho instalado nos barcos que permite o acompanhamento online via satélite. A transmissão pode ser feita de um modo geral (visualizando todos os barcos), por classe (visualizando os barcos que competem em determinada categoria) ou individual.