Com a chuva como mais um obstáculo, as velejadoras do Cabanga Valentina Guimarães Roma e Bruna Martinelli encerraram no último sábado (19/10) a participação na Copa Brasil de Vela em Ilhabela (SP), uma das capitais da vela brasileira.
Foram quatro dias de regatas na Escola de Vela Lars Grael, em condições bem diversas de vento. Na Classe Ilca 6, após as seis regatas disputadas, Valentina manteve a regularidade e terminou em terceiro no feminino e em quinto no geral. A grande campeã foi Gintare Scheidt, da Escola de Vela de Ilhabela (EVI). A segunda no feminino foi Ana Carolina Roth, do Veleiros do Sul (VDS).
Para Valentina, que vem em grande evolução na Ilca 6, foi uma ótima experiência dividir a raia com atletas de ótimo nível, sobretudo Gintare Scheidt, medalhista de prata na Olimpíada de Pequim 2008 e campeã mundial em 2012 na então Classe Laser Radial.
Por sua vez, Bruna Martinelli ficou na quarta colocação na Iqfoil e na segunda entre as mulheres. Foram três regatas disputadas ao longo da competição. O primeiro lugar geral foi Gabriel Munhoz (Tempo). Ao lado das duas pernambucanas, o coordenador de Vela do Cabanga, Edival Júnior, foi um dos técnicos. Reforçando que os atletas do Cabanga contam com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) para treinos e competições.
A Copa Brasil de Vela é organizada pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela), em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, a Escola de Vela Lars Grael e a Federação de Vela do Estado de São Paulo. A competição reuniu 150 atletas de diversas classes.