Após dias intensos na cidade de Pattaya, na Tailândia, o Campeonato Mundial da Classe Optimist chegou ao fim nesta quinta-feira (20 de julho). As três regatas programadas para o dia acabaram não sendo realizadas por conta da falta de vento.
 
Esta foi a primeira vez de Marina da Fonte, velejadora do Cabanga, em um Mundial, competição que reúne os melhores atletas de Optimist do mundo. Embora tenha oscilado durante as regatas, a pernambucana fez um bom trabalho em águas tailandesas, encerrando as disputas sendo a 19ª mulher mais bem ranqueada na competição que, ao todo, reuniu 281 competidores este ano, sendo 57 mulheres. 
 
Na classificação geral da Flotilha Azul, formada por velejadores que encerraram a primeira etapa da competição entre o 72º e 142º colocado, Marina encerrou sua participação ocupando a 45ª colocação. O carioca Leonardo Crespo foi o velejador brasileiro mais bem colocado, alcançando o 37º lugar.
 
Vale ressaltar que o time brasileiro foi comandado pela primeira vez em um Mundial por um pernambucano. Edival Júnior, coordenador e técnico de vela do Cabanga, foi responsável pelo time verde-amarelo do outro lado do mundo.