A Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) vai interditar, nesta quarta-feira (8 de fevereiro), o canal de acesso à Bacia de Evolução do Porto do Recife, a partir do berço de n° 15. O local permanecerá inacessível por seis horas em razão das manobras de deslocamento de quatro navios rebocadores que serão afundados para a expansão dos recifes artificiais, no Parque dos Naufrágios Artificiais de Pernambuco.

Na oportunidade, serão afundados quatro rebocadores, Phoenix, Bellatrix, Vigo e São José, que estão fora de operação. As embarcações proporcionam refúgio e habitat para o meio marinho, permitindo o estabelecimento de uma cadeia alimentar e de relações ecológicas no entorno do recife. Até hoje, oito rebocadores já foram afundados no litoral de Pernambuco.

O projeto tem diversos objetivos. No campo científico, é possível catalogar as espécies presentes no recife artificial, obter informações quanto ao comportamento dessas espécies e avaliar os impactos das atividades de ecoturismo e mergulho subaquáticos na diversidade, abundância, distribuição e comportamento da fauna marinha associada aos naufrágios. Já nas áreas social e econômica, o objetivos são o desenvolvimento da atividade ligada ao ecoturismo e ao mergulho subaquáticos, incremento da pesca artesanal em função do crescimento da fauna marinha e beneficiamento da comunidade local, da cidade de Recife e do estado, por estimular o fluxo de turistas mergulhadores na cidade.