A seleção brasileira continua conquistando grandes resultados no Campeonato Mundial de Vela de Surdos. A equipe, que conta com o velejador do Cabanga Iate Clube, René Hutzler, está em quinto na classificação geral da competição, com 36 Pontos Perdidos (PPs). A competição está sendo realizada na cidade de Puck, na Polônia, e vai até o próximo sábado (29).
A equipe brasileira ainda conta com os proeiros principais Marcelo Amorim e Eduarda Buás, também pernambucanos e filiados à Associação de Surdos de Pernambuco (ASSPE), e a proeira reserva Josiane Poleski.
Os velejadores estão melhorando os resultados a cada regata realizada. Na sexta, terminaram em oitavo. Na seguinte, em sétimo. E na última, a oitava, cruzaram a linha de chegada em terceiro.
René descreveu os momentos de adrenalina que antecederam o terceiro lugar da equipe na última regata. “No último contravento, os proeiros poloneses soltaram a buja antes de dar bordo, perdendo terrenos preciosos. Montamos em terceiro, tentamos chegar nos turcos, mas acabamos perdendo por 0.2s”, relembrou.
Além do Brasil, outros 11 países estão sendo representados na Polônia por 15 equipes. As três primeiras colocações são ocupadas por seleções polonesas, enquanto que o quarto lugar pertence à delegação turca.