No último dia da passagem para analisar a candidatura de Pernambuco para receber a tradicional Regata Transat Jacques Vabre em 2021, 2023 e 2025, a comitiva da prova francesa visitou, nesta quinta-feira (17/12), o governador do Estado, Paulo Câmara, o prefeito Geraldo Júlio e o futuro prefeito do Recife João Campos. O encontro foi a última agência dos franceses na capital pernambucana antes do anúncio oficial, marcado para o dia 21 de janeiro, de qual cidade vai receber a chegada da prova em 2021, 2023 e 2025.
“Nos reunimos aqui para mostrar o trabalho em conjunto de Pernambuco e do Recife para trazer a Transat Jacques Vabre a partir de 2021. É um evento importante e que colocará o nosso Estado na rota do turismo náutico” ressaltou o governador Paulo Câmara.
A diretora geral da regata, Caroline Caron, acompanhada do diretor técnico Yann Château, destacou mais uma vez a união do governo Estadual, Municipal, Cabanga e empresários para sediar a Jacques Vabre. “Ficamos impressionados com a união dos entes interessados na candidatura de Pernambuco. Isso é muito importante na nossa análise” resumiu.
Já o atual e o futuro prefeito do Recife, Geraldo Júlio e João Campos, se comprometeram em dar continuidade ao planejamento da candidatura. Os dois trabalharão juntos para trazer a regata para a capital pernambucana.
“Estamos otimistas e apostando muito nessa parceria. Por isso nos reunimos aqui, governos e iniciativa privada, para transformar o Recife em um centro de referência de turismo náutico mundial e também elevar o potencial de serviços da Prefeitura” pontuou João Campos.
“Fechamos essa visita com chave de ouro. A todos os envolvidos nossos agradecimentos pela dedicação e empenho. Fizemos um lindo trabalho de equipe. Uma referência especial a Yannick Ollivier, da Federação Pernambucana de Vela (FPVela), que dedicou muito tempo em mostrar com sotaque francês os encantos de nossa cidade”, comemorou o comodoro do Cabanga, Paulo Perez Machado.
Regata Transat Jacques Vabre
A regata é a maior prova em duplas transatlântica saindo da França até o destino escolhido pela organização. Caso seja o Brasil, serão 4.350 milhas náuticas disputadas por 60 barcos das classes: Ultim, Multi 50, Imoca, Class 40.
O Brasil já foi o destino final da Transat Jacques Vabre por quatro vezes: Itajaí (SC), em 2013 e 2015; e Salvador (BA), em 2017 e 2019. A última teve o final em Le Havre, na França, e bateu o recorde de participantes com 59 barcos em três classes.