Após disputar sua 10ª Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha, o Avatar (PE) segue firme para encarar a maior travessia oceânica da América Latina, a Refeno, com o desejo de buscar novas conquistas para a vela pernambucana. Este ano, o veleiro tem Renato Altino de Almeida como comandante da tripulação.
Nas dez vezes que esteve na Refeno, o Avatar faturou quatro títulos na sua categoria (RGS e VPRS), além de ficar com o 2º lugar, em duas ocasiões, e a 3ª colocação. De fabricação argentina, a embarcação do tipo Volker 44 chegou ao mundo em 1995.
Transmissão da Refeno 2023 terá comentários de Ricardo Baggio, o Kadu
Confira todas as atrações da 34ª Regata Internacional Recife Fernando de Noronha, Refeno
A embarcação também representa o Cabanga Iate Clube de Pernambuco nas disputas náuticas, sendo inclusive umas das grandes forças no Campeonato Pernambucano de Vela na Classe Oceano (RGS-A) e do Circuito Pernambucano de Vela de Oceano.
A partida está marcada para o dia 23 de setembro (sábado), saindo tradicionalmente do Marco Zero do Recife rumo à ilha de Fernando de Noronha, numa travessia de 300 milhas náuticas (560 km), considerada uma verdadeira experiência náutica. A chegada acontece no Mirante Boldró.