A Regata Internacional Recife/Fernando de Noronha (Refeno) tem uma grande novidade: uma inédita parceria entre o Cabanga Iate Clube de Pernambuco, organizador da competição, e o Pernambuco Iate Clube (PIC), antiga Casa de Banhos.

O acordo já foi firmado e assinado entre os dois Comodoros, Altair Júnior (Cabanga) e Alexandre Albuquerque (PIC). O grande benefício é que o PIC dará apoio na atracagem dos inúmeros barcos confirmados para 35ª edição da Refeno, com partida marcada para o dia 28 de setembro de 2024, ao meio dia, no Marco Zero do Recife. Por sua vez, o Cabanga vai disponibilizar, entre outros pontos, segurança, translado de bote e suporte na infraestrutura do local.

“A histórica parceria com o Pernambuco Iate Clube vai proporcionar um grande ponto de apoio ao Cabanga e aos velejadores que virão fazer mais uma travessia da Maior Regata Oceânica da América Latina”, destacou o Comodoro do Cabanga, Altair Júnior.

Assim como o Cabanga, o PIC é um clube náutico de muita tradição. Foi Fundado no 18 de julho de 1949 (dois anos depois do Cabanga) e fica entre o Rio Capibaribe e o Oceano Atlântico, sobre os Arrecifes que cortam a cidade. O clube é “herdeiro-afetivo” da antiga Casa de Banhos, grande estabelecimento comercial entre o fim do século XIV e início do século XX no Recife. No local, também funcionou até 2017 o famoso Restaurante Casa de Banhos. Para chegar ao PIC, você pode ir navegando pelo Bacia do Pina ou de carro pelo bairro de Brasília Teimosa ou pelo Parque das Esculturas de Francisco Brennand, fazendo o translado de bote do Marco Zero.

SOBRE A REFENO

A Regata Internacional Recife Fernando de Noronha (Refeno) vai para a sua 35ª edição, sendo um dos eventos náuticos mais esperados do ano. Velejadores de todo o país e também alguns estrangeiros percorrem as 300 milhas náuticas (560 km) até o arquipélago de Fernando de Noronha. São 98 embarcações já inscritas para 2024 até o momento!

A partida este ano será no dia 28 de setembro, ao meio-dia, no Marco Zero do Recife, o que proporciona uma linda apresentação ao ar livre para o público e para os tripulantes.

Foto do PIC: Ricardo Andrade