O Cabanga Iate Clube divulgou, nesta quarta-feira (10/04), o segundo Aviso de Regada da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno), marcada para o dia 12 de outubro. Entre as novidades divulgadas neste AR, está a classe de barcos clássicos, sendo disputada por embarcações lançadas ao mar até 31 de dezembro de 1980. Outro informação importante é quanto o número máximo de inscritos: até 100 veleiros.
Até esta quinta-feira (11/04), 98 barcos já estão confirmados na Refeno, enquanto que outros 13 estão pré-inscritos. Destas vagas, 15 são destinadas ao grupo Cruzeiro Costa Leste, graças a uma parceria firmada com a Associação Brasileira de Veleiros de Cruzeiro (ABVC).
Este segundo AR também traz o período disponibilizado para desistência de embarcações e como será feito o reembolso.
2010
A última vez em que as inscrições para a Refeno foram esgotadas foi em 2010, quando 100 embarcações estiveram inscritas, mas quatro apresentaram problemas e 96 partiram. A edição de 2019 já é terceira maior da história em número de barcos participantes. Perde apenas para 2004 (120 embarcações) e 2008 (117).
INSCRIÇÕES
Quem ainda não se garantiu na Refeno tem pouco tempo para fazer a inscrição, devido o alto número de embarcações inscritas, mesmo restando seis meses para a partida. Os barcos partem para Fernando de Noronha no dia 12 de outubro, a partir das 12h, no Marco Zero do Recife. São 300 milhas náuticas ou 560km entre céu e mar até chegar ao paraíso no meio do oceano.
As inscrições são feitas exclusivamente pelo site da Refeno. Clique aqui e se inscreva.
ATUAL FITA AZUL
O título de Fita Azul da Refeno pertence atualmente ao barco pernambucano Patoruzú. A 30º edição da Refeno foi a primeira em que a embarcação cruzou a linha de chegada em primeiro. O último título pernambucano havia sido em 2012, com o Ave Rara.