O Youth Match Racing World Championship 2022 está rolando na baía de Pornichet, França, no AAPC Voile Sportive. O segundo dia de competição aconteceu nesta quarta-feira (20). Nosso velejador Vinícius Gondim (21 anos de idade) está integrando a tripulação brasileira na disputa mundial entre 12 embarcações. O sistema da competição é por regatas eliminatórias entre dois barcos J80 compostos pelas equipes júnior.
Nesta quarta-feira (20/07), duas regatas foram realizadas. A 1ª fase segue nesta quinta-feira (21/07), com mais quatro regatas de confronto direto entre as equipes, que definirão a eliminação de algumas tripulações e consequentemente os classificados para a fase final (mata-matas).
A equipe brasileira tem enfrentado dificuldades, diante dos ventos fortes, em velejar no barco J80. Inclusive, é a primeira vez que os velejadores navegam juntos nessa embarcação. Com a diminuição do vento, os brasileiros ficam em situação mais favorável, facilitando o desempenho na água. A abertura do Mundial Júnior de Match Racing foi marcada por 20 regatas em cinco flights, cada um com quatro disputas. As primeiras regatas do dia, em condições ideais, tiveram de 15 a 20 nós no setor oeste e sol forte.
Atleta do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Vinícius Gondim divide uma experiência com os destaques da vela brasileira, como Nicolas Bernal (Yacht Club Santo Amaro – YCSA), comandante que recentemente conquistou o Campeonato Mundial Júnior de Lightning, e Giovanna Prada (BL3 – SP), velejadora que acumula campanha olímpica e é filha de Bruno Prada, medalhista olímpico ao lado de Robert Scheidt.