Os velejadores que estão na disputa do Brasil Centro de Optimist, realizado no Rio de Janeiro, tiveram um dia complicado nesta quinta-feira (13). O tempo na capital carioca e os poucos ventos atrapalharam as regatas e fizeram a classificação da competição ficar ainda mais embolada. A atleta do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Marina da Fonte, que conquistou a liderança no feminino no primeiro dia do certame, acabou caindo para a segunda posição no feminino e 14ª geral. O velejador Gabriel Souza agora é o pernambucano mais bem colocado, ocupando a nona colocação.

Devido ao mau tempo, apenas uma regata foi realizada nesta quinta-feira (13). A falta de vento acabou prejudicando bastante os velejadores. Embora tenha conseguido se manter em primeiro lugar na estreia, Marina acabou ocupando a 38ª posição na regata desta quinta. A pernambucana tem, até agora, 44 pontos perdidos. Enquanto isso, apesar de ter caído quatro colocações, o jovem Gabriel Souza vem tentando se manter no top 10. O pernambucano fechou a corrida do dia sendo o 20º mais rápido.

A liderança da competição, agora, está nas mãos de Germano Santos, do Clube Veleiros do Sul. Ele passou na frente de Pedro Wiegand, do Clube Naval de Charitas, que agora ocupa o segundo lugar. Vale lembrar que Pedro já foi atleta do Cabanga, mas acabou mudando de clube após mudar-se com a família para o Rio de Janeiro.

Os velejadores do Cabanga têm mais três dias de competição para poder se recuperar. Para esta sexta-feira (14), estão programadas mais três regatas na raia Pão de Açúcar e Escola Naval. O certame, que distribui vagas para o Campeonato Mundial, Europeu e Norte-Americano, será encerrado no próximo domingo (16).

Confira a classificação completa dos pernambucanos:

9º: Gabriel Souza (35pps)

14º: Marina da Fonte (44pps)

18º: Ludmila Lira (53pps)

24º: Roberto Cardoso (57pps)

26º: Antônio da Fonte (60 pps)

36º: Júlio Avellar (68pps)

48º: Letícia Lira (81 pps)

51º: Júlia Ollivier (82 pps)

55º: Guilherme Santana (84 pps)

65º: Anita Zirpoli (97 pps)

94º: Cecília Farias (125pps)