Os velejadores do Cabanga Iate Clube de Pernambuco estão prontos para disputar, a partir do próximo domingo (12), o Campeonato Sul-Americano de Optimist 2015, que neste ano será realizado na cidade de Paracas, no Peru de 12 a 18 de abril. Tiago Monteiro e Marina Hutzler são os representantes pernambucanos na disputa e integram a delegação do Brasil, que conta com outros 13 velejadores.
A dupla do Cabanga garantiu vaga no Sul-Americano da classe depois da disputa do Campeonato Brasileiro de Optimist, realizado no início do ano no Rio de Janeiro. Pelo regulamento da Associação Brasileira da Classe de Optimist (ABCO), os dez primeiros meninos da competição nacional estão classificados para o Sul-Americano, além das cinco primeiras meninas. Tiago Monteiro ficou em segundo lugar geral.
Entre as mulheres, Marina Hutlzer ficou em terceira do feminino. A última vez que Pernambuco havia classificado uma menina para o Sul-Americano de Optimist foi há 14 anos, também com Roberta da Rosa Borges. A outra grande notícia é a presença do técnico do Cabanga, Edival Júnior, como um dos treinadores da delegação brasileira no Sul-Americano.
De acordo com informações de Edival Júnior, a expectativa é que a competição aconteça com ventos fortes, variando entre 15 e 18 nós. Acostumados a treinar e competir no Recife com ventos que variam entre 7 e 10 nós, Tiago e Marina estão aproveitaram esta semana para realizar treinamento de aclimatação.
MUNDIAL E NORTE-AMERICANO
Recentemente, Tiago Monteiro garantiu, pelo segundo ano consecutivo, vaga no Mundial de Optimist, que será realizado em Kamien Pormorski, na Polônia, de 25 de agosto a 5 de setembro deste ano. O feito o colocou ao lado da ex-velejadora Roberta da Rosa Borges, que também disputou ao longo da sua carreira no Optimist, dois mundiais da classe.
Marina Hutzler, por sua vez, garantiu uma das vagas do País no Norte Americano de Optimist, que será realizado de 5 a 12 de julho, na Antígua, no Caribe.