O Cabanga Iate Clube de Pernambuco continua colhendo os frutos do trabalho de base que vem realizando nos últimos anos. Na madrugada deste sábado (12) para o domingo (13), cinco velejadores pernambucanos vão embarcar com destino a Salinas, Equador para disputa do Sul-Americano de Optimist, que este ano será realizado em Salinas (Equador), de 17 a 26 de março de 2016.
Pelo regulamento da Associação Brasileira de Classe de Optimist (ABCO), 15 velejadores do Brasil estarão na disputa. Os 11 primeiros meninos e as quatro melhores meninas do Campeonato Brasileiro de Optimist 2016.
Com o excelente resultado da Flotilha do Cabanga no torneio nacional deste ano, Pernambuco terá, pela primeira na história, cinco representantes na competição sul-americana – Tiago Monteiro (1º masculino), Marina da Fonte (1ª feminino), Marina Hutzler (2ª feminino), Ludmila Lira (4ª feminina) e Roberto Cardoso (11º masculino).
O Estado terá a maior delegacão do Brasil com cinco representantes. Rio Grande do Sul terá quatro, Rio de Janeiro e Santa Catarina dois e São Paulo e Bahia um.
Além dos atletas, o coordenador de Vela do Cabanga, Edival Júnior, será um dos treinadores da delegação brasileira que disputará a competição sul-americana.
Em 2015, o Cabanga classificou dois velejadores para o Sul-Americano, realizado em Paracas, no Peru – Tiago Monteiro e Marina Hutzler.