A flotilha pernambucana está pronta para a 29ª Copa da Juventude. A competição acontece de 31 de janeiro, próxima terça-feira, a 4 de fevereiro, no Yacht Club Santo Amaro (YCSA), em São Paulo/SP. Pernambuco disputa a Classe Ilca 6, com seis velejadores do Cabanga, Recife. O certame é considerado um dos maiores da Vela Jovem nacional.
A flotilha pernambucana de Ilca 6 fica sob o comando do técnico Carlito Moura. Os atletas são Lucas Sant’ana, Valentina Roma, Miguel Andrade, Lucas Albuquerque, Júlio César Avellar e Francisco Andrade.
Com organização da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), da Federação de Vela do Estado de São Paulo e do YCSA, a Copa da Juventude reúne velejadores de vários estados brasileiros. Estão programadas até duas regatas por dia para a Classe Ilca 6 durante cinco dias seguidos, de 31/01 a 04/02.
Este ano, a mesma flotilha realizou a preparação disputando o Campeonato Brasileiro de Ilca 6, no Rio de Janeiro, de 10/01 a 15/01. Na ocasião, o técnico Carlito Moura explicou que a equipe poderia correr o Brasileiro de Ilca 4, antigo 4.7 (laser com vela menor), mas a opção foi pelo Brasileiro de Ilca 6 como preparação para a Copa da Juventude.
A Federação Pernambucana de Vela (FPVela) e o Cabanga Iate Clube de Pernambuco destacam que a Copa da Juventude faz parte da Seleção da Equipe de Vela Jovem para 2023. Além disso, a competição é classificatória para o Mundial da Juventude 2023.
Edição passada
Em 2022, a Copa da Juventude foi realizada no Estado de Pernambuco, na subsede do Cabanga, em Maria Farinha, no município de Paulista, Litoral Norte. A competição movimentou cerca de 60 velejadores de dez estados brasileiros.