Os praticantes de kite surf em Pernambuco se reuniram, neste domingo (24 de maio), para disputar, pela primeira vez, uma etapa do Campeonato Pernambucano da classe. A competição, que reuniu mais de 20 velejadores de duas categorias – Open, aberta a todas as pranchas, e Race, em que só competem pranchas certificadas pela Associação Internacional de Kiteboarding (IKA), foi realizada no Pontal de Maria Farinha, Litoral Norte de Pernambuco.

Destaque para os paraibanos, que figuraram entre os três primeiro na categoria Kite Racing Geral.  O bicampeão mundial de Kite, Wilson Bodete, faturou o primeiro lugar geral da etapa. Pedro Crispim, também da Paraíba ficou em segundo lugar e Bodetinho, filho de Wilson Bodete, ficou em terceiro. O pernambucano Carlos Moura, Carlito, ficou em quarto e Pedro Duque, também de Pernambuco, completaram o pódio.

No Kite Racing (amador), Pedro Duque ficou em primeiro, Bidinha e Borba em terceiro, todos de Pernambuco. No Kite Surf (Open), melhor para Yuli que faturou o primeiro lugar. Toinho ficou em Segundo, Josenildo em terceiro, Alexandre em quarto e Kaká em quinto.

De acordo com o gerente de vela e técnico da modalidade no Cabanga, Edival Júnior, a competição foi bastante positiva para o desenvolvimento do esporte em Pernambuco. “Muitos expectadores marcaram presença na competição que reuniu um bom número de velejadores. Mais uma vez, o Cabanga dar sua contribuição para o desenvolvimento da vela em geral”, destacou Edival Júnior.

Ao todo, o Campeonato Pernambuco será disputado em seis etapas ao longo do ano. Todas essas regatas contam ponto para o Ranking Estadual e Nacional. Os velejadores mais bem pontuados poderão, no próximo ano, pleitear incentivos tanto do Governo Estadual quanto do Federal. É importante lembrar que a modalidade será esporte olímpico nos Jogos de 2020.

BRASILEIRO
A expectativa do capitão da flotilha de Kit Surf do Cabanga é trazer para o Estado, ainda este ano, uma etapa do Campeonato Brasileiro da modalidade. “Já recebemos o convite. Vamos estruturar alguns pontos com o clube para definir qual etapa será realizada aqui no Cabanga”, adiantou Carlos Moura, o Carlito, capitão da Flotilha de Kite Surf do Cabanga.

Classificação final

Kite Racing (profissional)
1º Wilson Bodete
2º Pedro Crispim
3º Bodetinho
4º Carlito
5º Pedro Duque 

Kite Racing (amador)
1º Pedro Duque
2º Bidinha
3º Borba

Kite Surf (Open)
1º Yuli
2º Toinho
3º Josenildo
4º Alexandr
5º Kaká